Dois finais de semana de provas nos dois mais importantes certames regionais do país, a Copa São Paulo de Kart Granja Viana e Copa São Paulo Light de Kart, com o kartista paulista Igor Melo (Ligeirinho Express/ AMF Karting Parts/ Roger Motorsport) obtendo resultados expressivos e amealhando pontos que o deixam “vivo” na disputa de títulos.
A Copa São Paulo de Kart Granja Viana realizou neste sábado (3) sua nona e penúltima etapa da temporada 2009, efetivando sua segunda rodada do play-off que definirá o campeão do ano em cada classe. Igor Melo não disputou as provas classificatórias da categoria Mirim na temporada, chegando ao certame como “estreante” já em seu ocaso e sem chances de classificação entre os dez postulantes ao titulo máximo nas três rodadas do play-off. Todavia, com apenas três corridas de “experiência” no seletivo circuito “granjeiro”, tornou-se um dos favoritos à conquista do titulo de campeão da Traça de Prata Dolly, certame paralelo que tem como objetivo dar nova oportunidade àqueles competidores que tiveram ao longo da temporada problemas com quebras, acidentes, ou mesmo ausência de rodadas em razão de compromissos familiares e estudantis, bem como revelar novos valores que se integraram ao certame justamente nessas etapas finais da temporada.
Após duas participações no certame, Melo chegou para esta etapa na liderança da Taça de Prata Dolly empatado em 24 pontos com Amaury Jr e disposto a ampliar essa vantagem. Porém o motor que recebeu para a rodada no sistema de sorteio obrigatório não tinha um bom desempenho, deixando novamente nítida a falta de correta equalização entre os motores disponibilizados pela organização para a classe e Igor Melo não conseguiu mais que a quinta posição do grid de largada.
Autorizada a largada Melo manteve o posicionamento de partida, na cola de Caio Collet e Diogo Bertoni que seguiam, respectivamente, na quarta e terceira colocação. Em poucas voltas Igor e Collet conseguiram superar Bertoni e iniciaram um bom duelo pelo terceiro posto, que durou até a linha de chegada. A vitória ficou com Gregory Diegues, seguido por Amaury Jr, Caio Collet e Igor Melo na quarta posição final.
“Fizemos essa prova com um chassis reserva, já que o equipamento ‘titular’ estava a caminho de Lauro de Freitas, para disputarmos a Copa Brasil. Mesmo assim o chassis estava competitivo e apenas demos azar, mais uma vez, no sorteio de motores, o que não permitiu ao Igor lutar pela vitória”, esclareceu o preparador Roger Muneratto, chefe da equipe Roger Motorsport. “Por essa diferença de desempenho dos motores, justamente em uma fase crucial do campeonato – o play-off - perdemos a liderança da Taça de Prata Dolly, mas ainda estamos no páreo com os pontos da quarta colocação. Tudo isso vai deixar a final ainda mais emocionante para o publico que acompanha atentamente as provas da categoria”, concluiu o festejado Team Owner.
Na briga pelo titulo no Light
No sábado anterior (26/09) o Kartódromo Aldeia da Serra abriu suas portas para receber a sétima etapa da Copa São Paulo Light de Kart, a segunda das quatro etapas que compõem o segundo turno do certame regional paulista. Terceiro colocado na tabua de pontos da temporada com 38 pontos, um a menos que Yanni Fontana e João Pedro Guim, que dividem a liderança da categoria Mirim, Igor busca completar o segundo turno do certame “descontando” a pequena vantagem dos dois principais concorrentes, para chegar à rodada dupla que definirá o campeão de 2009 na dianteira da tabela de pontuação.
No treino classificatório matinal, que definiu a ordem de largada dos pequenos micromonopostos da categoria, Igor Melo (Ligeirinho Express/ AMF Karting Parts/ Roger Motorsport) foi o mais rápido no “Q1”, mas no “Q2” – ou top qualify -, Sinder Bitton conseguiu superar Melo, que ficou com o segundo tempo, que lhe daria a segunda posição da grelha de partida. Porém, como havia solicitado entre o warm-up matinal e o treino classificatório a troca do motor sorteado, Igor perdeu duas posições no partidor, tendo de alinhar na quarta colocação.
Autorizada a partida, Raikkönen Sakzenian e Yanni Fontana bateram forte ainda nos primeiros metros após a linha de largada. Para evitar envolver-se no acidente, Igor teve de frear forte e desviar para o lado externo da pista, perdendo posições e o contato com João Pedro Custodio, Bitton e Afonso Guerra, que passaram a liderar a corrida.
Igor Melo, João Pedro Guim e Gregory Diegues buscavam recuperar o terreno perdido ante os “dribles” que tiveram de dar na largada “pinball wizard” de Yanni e Raikkönen. Quatro voltas depois o trio já encostava no pelotão cimeiro e Igor Melo passou a atacar a terceira posição de Guerra, que conquistou duas voltas depois. Na volta seguinte Melo superou João Pedro Custódio, assumindo a vice-liderança da corrida e mais outra passagem e já “espetava” por dentro da Curva 2, ladeando Sinder Bitton Netto. Era a briga direta pela liderança da corrida. Igor Melo saiu da “Curva 2” na dianteira, mas na volta seguinte Sinder Bitton deu o troco, reassumindo a liderança. Na passagem seguinte era Igor que surgia na ponta, mas na mesma volta, no miolo do circuito, Bitton fazia nova ultrapassagem e retomava o primeiro posto. Na volta seguinte era vez de Igor voltar a andar de cara para o vento, mas Sinder não vendia fácil e vitória e na outra já passava como líder da corrida, para perder a ponta para Igor algumas curvas depois.
Para quem acompanhava atentamente o fantástico duelo entre Igor Melo e Sinder Bitton, a impressão que ficava é que a prova ia terminar em jogo de “uni-duni-te”. Todavia, no momento de mais uma tentativa de ultrapassagem Igor perdeu terreno e acabou ultrapassado por João Pedro Guim, que vinha na terceira posição colado nos dois protagonistas da corrida e que, na seqüência, também logrou tomar a posição de Sinder Bitton, assumindo a ponta da corrida, agora com Igor na segunda colocação e com Sinder no terceiro posto.
Na volta seguinte Igor Melo repetiu a manobra ousada na entrada da Curva 2, voltando mais uma vez para a dianteira. Melo, Bitton – agora novamente em segundo -, Guim e Custódio faziam uma prova espetacular, extremamente disputada e que dava mostras que seria definida apenas na linha de chegada. Porém Guim voltou à vice-liderança e na volta seguinte partiu para definir a ponta da prova, que entrava em seu ocaso, mas na tentativa de ultrapassagem acabou “enroscando” com Igor e ambos acabaram ultrapassados por Bitton e Custódio, que estavam no lugar certo, na hora certa. João Pedro Guim ainda voltou à pista em terceiro, próximo aos lideres, mas Melo levou a pior, caindo para sexto, atrás de Gregory Diegues.
Afonso Guerra abandonou a três voltas para o final e Igor levou a posição de Gregory para receberem a bandeirada final nessa exata ordem: Bitton, Custódio, Guim e Igor Melo na quarta colocação final.
Com a vitória na rodada Sinder Bitton Neto assumiu a liderança na tabela de pontos do segundo turno, com 22 pontos amealhados. João Pedro Guim e Igor Melo estão rigorosamente empatados em 15 pontos, como colocações idênticas e, curiosamente, cada um fazendo a melhor volta da corrida em uma das etapas deste segundo turno e ocupam, respectivamente, as segunda e terceira colocações na tabua de pontos do turno.
“Esta temporada está se mostrando a mais competitiva de toda a história da categoria e nada menos que seis pilotos estão lutando diretamente pelo titulo, que provavelmente somente vai ser decidido por quem vencer na rodada dupla final. Mas agora vamos perder um pouco o foco nessa briga, já que as atenções estão voltadas para a preparação da Copa Brasil de Kart. Nossa meta é repetirmos o bom desempenho do Campeonato Brasileiro e, novamente, dar uma volta na caminhonete da CBA”, detalhou o dedicado mecânico Da Lua, incansável escudeiro de Igor Melo e fazendo alusão à Volta dos Campeões que os três primeiro colocados nos certames nacionais fazem pelo circuito sobre a boleia da pick-up da entidade máxima do automobilismo nacional.