publicidade
04/09/2009 14:23

Jean Aguiar teve duplo compromisso na 7ª etapa da Granja

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Cris Reis

Jean Aguiar


No ultimo sábado (29) o paulista Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart) disputou a 7ª etapa da Copa São Paulo Granja Viana, rodada que encerrou a fase classificatória do certame e definiu os classificados para o Play-Off, que nas três etapas finais do campeonato cristalizará os campeões da temporada 2009.

Depois de participar do Campeonato Brasileiro de Kart e encerrar sua participação no certame nacional entre os cinco melhores do Brasil na categoria Junior, Jean Aguiar não teve qualquer descanso, voltando na semana seguinte a competir nos campeonatos regionais de São Paulo. O primeiro foi a Copa São Paulo Granja Viana, na qual voltou com gás total e conquistou a pole-position e folgada vitória na prova na categoria Shifter Kart Junior, classe reservada para karts com potentes motores TM K9 equipados com seis marchas.

Além do certame “granjeiro”, Jean permanece competindo regularmente na categoria Junior da Copa São Paulo Light de Kart e buscando a cada etapa pontos importantes para a disputa do titulo máximo de sua categoria, bem como também se preparou para retornar ao tradicional Campeonato Paulista de Kart, mas a falta de interesse dos demais concorrentes no prosseguimento do campeonato não permitiu a formação de grid mínimo nas etapas realizadas.

Nesta sétima etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana uma “novidade”. Além de disputar a prova da categoria Shifter Kart Junior, para tentar manter a liderança na tabela de pontos do certame, Jean Aguiar resolveu aumentar sua “milhagem” no circuito, competindo a prova da categoria Stock 125 em dupla com o kartista surdo Julio Reis (Refrigerantes Dolly/ Planet Kart).

A Stock 125 tem se tornado um dos destaques do certame regional paulista, já que adota bólidos idênticos ao utilizados por Felipe Massa & Cia no Desafio Internacional das Estrelas e tem contado, ao longo da temporada, com a participação em seu grid de pilotos de renome internacional, como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan e Lucas Di Grassi, e astros do automobilismo nacional, como Thiago Camilo, Marcos Gomes e Felipe Giaffone. A tônica da Stock 125 tem sido a extrema competitividade em cada uma das provas de 50 minutos de duração, na qual a estratégia e regularidade são tão fundamentais para o resultado final, quanto a alta velocidade.

Para esta rodada da Stock 125, a dupla de kartistas paulistas Jean Aguiar e Julio Reis contou com uma importante e diferenciada atenção da mídia, já que a TV Educativa do Rio de Janeiro fez a cobertura de sua participação para o programa No Ar, cujo objetivo é mostrar as formas de inclusão social dos deficientes – Julio Reis é portador de surdez profunda e pioneiro dos deficientes auditivos nos esportes a motor -. O programa gravado na Granja Viana tem previsão para ir ao ar no mês de outubro.

A prova da Stock 125 foi disputada no período vespertino e coube a Jean Aguiar a responsabilidade de garantir uma boa posição no grid de largada na tomada de tempos classificatórios, bem como fazer a largada e primeira “perna” de corrida da dupla. Dentre os vinte e seis inscritos, Jean conseguiu classificar o micromonoposto na décima posição da grelha e na corrida mostrou bom desempenho, entregando o bólido para seu companheiro de equipe ocupando a sexta colocação. Reis não teve a mesma sorte no prosseguimento da corrida e após receber uma forte batida por trás de um concorrente mais afoito, acabou tendo de abandonar a prova. A vitória da corrida ficou com o piloto carioca Nicolas Costa.

Já na prova da Shifter Junior, Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart) teve problemas de carburação na prática classificatória, conseguindo dar apenas três voltas, mesmo assim conquistou o sexto melhor tempo do treino, posição em que alinhou no partidor da corrida da classe. Com o problema mecânico solucionado para a corrida, Jean Aguiar conseguiu já na largada pular para a terceira colocação e iniciar fantástico duelo com Victor Franzoni pela segunda posição, que perdurou até a linha de chegada, com Franzoni em segundo e Aguiar mantendo o terceiro posto. A vitória foi do tocantinense Felipe Fraga.

“Foi mais cansativo dobrar a participação nesta sétima etapa, mas foi uma boa experiência poder competir com um piloto com o Julio Reis, que é uma prova viva de superação por sua deficiência. Apesar do resultado final negativo eu considero que foi uma boa prova, já que consegui ficar na sexta colocação. Já na Shifter Junior o problema na classificação acabou interferindo no resultado final da prova, já que está muito acirrada a disputa. Mas agora no Play-Off espero conseguir ir bem e conquistar o título na categoria”, revelou o piloto sobre sua participação nesta sétima etapa.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!