A Copa São Paulo de Kart Granja Viana, maior torneio regional do kartismo brasileiro, disputa no próximo sábado a quarta das sete etapas que compõem a primeira fase da sua temporada. Com um sistema semelhante ao utilizado em categorias como a Stock Car e Nascar, o torneio realizado no circuito que lhe dá nome é dividido entre uma fase de classificação e uma de Playoffs. Na primeira os pilotos buscam uma posição entre os dez melhores que obtém o direito de brigar pelo título nas últimas três corridas do ano.
Portanto, as corridas do próximo sábado representam a metade do caminho a ser percorrido em busca de uma vaga nos Playoffs. E por isso são encaradas como estratégicas para alguns pilotos, como é o caso do paulista João Gonçalves (TNT/ Kart Mini/ AMF), que disputa duas categorias no certame: a Shifter Kart, de karts com marcha, e a Super F4.
"Claro que o objetivo em cada corrida é buscar a vitória, mas nessa etapa em especial quero marcar o máximo de pontos possíveis para me manter entre os primeiros nas duas categorias", comentou João. "Na Shifter ainda estou buscando o melhor acerto para este final de semana, temos algumas coisas para testar antes da corrida. E na Super F4 o equipamento continua muito equilibrado. O chassi da Kart Mini se adapta muito bem a essa categoria", apontou o piloto.
Se a fase de classificação para os Playoffs se encerrasse hoje, João Gonçalves entraria na decisão do campeonato como líder na Super F4 e com a segunda colocação na Shifter Kart. Atualmente ele é o primeiro colocado na categoria de motores quatro tempos com 65 pontos, contra 49 do também paulista Bruno Miloni. E se aproxima da liderança nos karts com marcha, a apenas sete pontos de Dennis Dirani.
Além dessas duas categorias, a Copa São Paulo de Kart Granja Viana terá provas de outras 14 classes durante o próximo sábado. As corridas começam às 9h e se estendem por todo o dia, até o anoitecer. A entrada para o público no kartódromo é franca.