O piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Allan Motorsport) dará neste sábado (24) mais um importante passo em sua carreira de piloto. No Kartódromo Granja Viana, em Cotia, Grande São Paulo, ele disputará a sua primeira competição oficial com karts com marcha. O desafio será a nona etapa da Copa São Paulo.
Ao lado de pilotos com experiência até mesmo de F-1, caso de Danilo Dirani, Archer espera acelerar o seu processo de transição para as corridas com carros. Como em todas as outras categorias do kartismo não existe a troca de marchas, a passagem pela Shifter Kart torna-se quase que obrigatória para que o piloto tenha o primeiro contato com o sistema de câmbio.
O kart desta categoria é semelhante ao que João Pedro utiliza nas corridas da categoria Graduados, porém, recebe nas rodas dianteiras os freios à disco. O motor utilizando é o italiano TM, modelo K9-C, que chega a atingir 45 hp’s de potência. O sistema de câmbio é sequencial de seis marchas.
“Estou muito ansioso para esta primeira corrida de Shifter. Não tive muito tempo para treinar e dei apenas algumas voltas no Kartódromo Aldeia da Serra no início da semana. Aqui na Granja treinei ontem e consegui andar no mesmo ritmo do pessoal. Não tenho pretensão nenhuma de vencer esta etapa, mas quero poder andar bem e acumular experiência. O kart é muito rápido, tem reações que realmente impressionam. Estou gostando bastante da experiência”, comentou o garoto de 15 anos.