Após participar, no mês passado, de sua estreia oficial na categoria Shifter, que utiliza karts com marcha, o piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Allan Motorsport) terá neste final de semana que voltar à classe Graduados para uma importante missão. No Kartódromo Internacional Granja Viana, na grande São Paulo, o jovem de Belo Horizonte buscará uma das duas últimas vagas para a disputa da Seletiva de Kart Petrobras. A corrida será neste sábado, dia 22.
A Seletiva de Kart Petrobras é atualmente a competição que dá o maior prêmio em dinheiro no kartismo nacional. Destinada exclusivamente à categoria Graduados, ao longo do ano são classificados pilotos em competições regionais. Então, nos dias oito e nove de novembro, no Kartódromo de Registro, interior de São Paulo, será realizada uma corrida com os 12 selecionados quando, ao campeão, será oferecido um prêmio que em 2011 é de R$ 110 mil.
Após ter participado nos anos anteriores de competições nas categorias Cadete, Júnior Menor e Júnior, João Pedro chegou nesta temporada à classe Graduados. Com alguns anos de experiência o piloto não demorou para se adaptar aos mais velozes karts da modalidade no país e, desde sua primeira competição no ano, o GP Nacional, tem se destacado com excelentes resultados. Ele venceu corridas no Super Kart Brasil, foi o pole-position do Campeonato Brasileiro e o campeão da Fórmula Minas de Kart.
Este bom retrospecto na temporada, porém, não garantiu ainda para João Pedro a classificação para a Seletiva Petrobras. Após ter enfrentado problemas mecânicos nas duas corridas classificatórias que participou neste ano, o piloto acredita que nesta semana poderá ter melhor sorte. “Quero muito me classificar para esta seletiva e, mais ainda, ganhar o prêmio. Minha carreira para o ano que vem está direcionada para a Fórmula Futuro e esta premiação é o complemento do meu orçamento para o custeio da temporada. Treinei bastante e acredito muito na minha equipe e preparador de motores para me dar um kart competitivo e vencedor”, explicou o piloto de 15 anos.
Nesta quinta e sexta-feira os pilotos terão sessões de treinos livres para se adaptarem ao traçado do kartódromo paulista. A tomada de tempos será realizada às seis da tarde também desta sexta, dia 21. No sábado, dia 22, os pilotos entram na pista no início da noite. A corrida decisiva está marcada para as sete da noite e terá transmissão ao vivo pelo site do kartódromo, disponível no endereço www.kartodromogranjaviana.com.br.