A Copa São Paulo Granja Viana, que reuniu quase 300 pilotos em sua etapa de abertura, começou de forma bastante positiva para o goiano João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação/ Governo de Goiás - AGEL/ Diário da Manhã/ DMTV/ Centro-Oeste Comunicação/ Ford-Navesa/ Kart Mini/ Sport Wear by ULV). A competição foi realizada no último sábado (19) em Cotia (SP) e Custódio competiu em duas categorias, Cadete e Super Cadete.
João Pedro se adaptou bem ao traçado estabelecido para esta etapa e fez bons treinos na quinta e sexta-feira. Com isto, a expectativa de repetir a pole position obtida na Cadete na abertura do Campeonato Paulista em Interlagos, no final de janeiro, era bastante grande. “O João Pedro acabou se ‘enrolando’ atrás de um menino que veio da Mirim e perdeu tempo. Quando se desvencilhou era tarde e a tomada de tempos estava decidida”, lembra Miguel de Oliveira, da MO, equipe de João Pedro, que acabou por largar em 22º.
No maior grid que já enfrentou em uma competição – 38 pilotos – João Pedro fez bela largada e tratou de descontar o prejuízo. Custódio marcou a melhor volta da prova e superou 12 adversários, para terminar a etapa na 10ª posição. O resultado já garante a João Pedro, segundo nova regulamentação do campeonato, a pole para uma corrida de dez minutos na segunda etapa, que valerá metade da pontuação normal. A segunda prova do dia será disputada com o grid formado pela chegada da corrida do último sábado e terá pontuação normal.
Na Super Cadete, onde João Pedro está em franca evolução com os chassis de Cadete equipados com motor de 125cc, o jovem goiano partiu da 10ª posição e terminou em 6º. “O João Pedro ainda vive uma fase de aprendizado e evolução e acredito que até o meio do ano, no Brasileiro, ele estará em boas condições de lutar por vitória”, aposta Miguel de Oliveira.
“Consideramos muito animadoras a primeiras participações do João Pedro nesta temporada, tanto na Cadete quanto na Super Cadete. Ele mostrou ser muito rápido em Interlagos e na Granja Viana”, elogia Miguel de Oliveira. “Vamos treinar em várias pistas diferentes nos próximos dias, antes da próxima etapa na Granja Viana”, completa o preparador e treinador de João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação/ Governo de Goiás - AGEL/ Diário da Manhã/ DMTV/ Centro-Oeste Comunicação/ Ford-Navesa/ Kart Mini/ Sport Wear by ULV).
Número 10 – Desde muito tempo o jovem João Pedro Custódio almejava competir com o número 10 em seu kart, desejo compartilhado por seu pai, Geovane Gonçalves.
Piloto da Cadete e Super Cadete desde o ano passado, João Pedro se inscreveu no início desta temporada com o número 10 na prova que abriu o Paulista e que valeu também pelo Super Kart Brasil. Para as provas na Granja Viana foi necessário esperar que o piloto que usava o número no ano passado se inscrevesse, o que não aconteceu. “Fiz a reserva, ainda em janeiro, com a Vaneide na Granja para o caso de o 10 sobrar e assim, já que o número ficou disponível, passamos a usá-lo também na Granja”, conta Geovane.
Segundo entendimento de Geovane Gonçalves, ter utilizado qualquer número em categoria anterior, como a Mirim, não é garantia a um piloto de reclamar seu uso em nova categoria. “O número estava disponível na Cadete e nos inscrevemos com ele. Penso que é isto que garante o direito de uso. Ninguém pode querer ser ‘dono’ de um número em uma categoria em que nunca tenha disputado uma corrida”, garante Geovane Gonçalves.