publicidade
30/08/2011 15:54

João Pedro Guim subiu no pódio na 1ª etapa dos playoffs decisivos

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Flávio Quick

João Pedro Guim


No último sábado (27) a Copa São Paulo de Kart deu início à sua fase decisiva da temporada 2011. No Kartódromo Granja Viana, em Cotia, região metropolitana paulista, os pilotos participaram da oitava rodada do campeonato, com a primeira corrida da fase do Playoff.

Competindo pela classe Super Cadete o mineiro João Pedro Guim (Techspeed | Quake2) mais uma vez esteve na disputa com grande destaque e lutando pelas primeiras posições. Sob os atentos cuidados da equipe Quake2, que destacou o mecânico Anderson para esta rodada e os motores preparados pela Mittag Competições, do Rio Grande do Sul, o piloto conseguiu ser bastante rápido e competitivo nos treinos, projetando uma boa participação na tomada de tempos e na bateria que estavam por vir.

A sessão classificatória foi disputada no início da manhã. Com um equipamento bem ajustado, mas envolto no tráfego de competidores mais lentos, Guim não conseguiu uma volta 100% boa. De qualquer forma, com o tempo de 52s621, ele ficou com a quinta posição no grid de largada, abrindo assim a terceira fila.

A corrida foi disputada pontualmente às dez da manhã. Após uma boa largada o piloto pulou para o quarto lugar e, nas seis primeiras voltas, disputou a liderança com os outros três concorrentes à sua frente. Porém, a partir do sétimo giro, seu kart passou a perder rendimento. Sem entender o que estava acontecendo o piloto passou a colocar o braço no radiador, mexer nas agulhas do carburador, mas nada efetivamente adiantava. Mesmo assim, com muita garra, ele manteve-se na quarta posição até o final e recebeu a bandeirada quatro segundo atrás do vencedor, Murilo Colleta.

“Meu kart estava muito bom. Quero agradecer ao Anderson, meu mecânico, e ao Mittag pelo excelente trabalho. O motor perdeu rendimento no final porque nós combinamos que quando o painel mostrasse que a temperatura estava em 60º era para eu tirar as fitas do radiador. Mas, o sensor de temperatura quebrou e, o painel só mostrava 40º. Então, eu comecei a colocar o braço para ver se esquentava e, na verdade, estava cada vez mais quente. Por isso o kart parou de andar”, explicou o piloto de 11 anos.

Claufer Machado, pai de João Pedro, comentou alguns fatos que vem acontecendo nos bastidores da Copa São Paulo. “Nas duas últimas corridas achamos muito estranho que a comissão técnica tem recolhido alguns motores da categoria Super Cadete. Na rodada do início de agosto recolheram o nosso motor e, nesta prova, levaram para análise os motores dos três primeiros colocados. Não foi divulgado nada de oficial do kartódromo sobre a verificação do nosso equipamento e espero, sinceramente, que agora eles divulguem algo de realmente oficial. Tiraram a pontuação do campeonato do site e, até agora, ninguém sabe efetivamente o que está acontecendo. Estamos a três provas do final da temporada, fizemos um grande investimento ao longo do ano e, pelo menos por enquanto, está tudo nebuloso. Esperamos sinceramente que, caso haja irregularidade por parte de alguém, as punições aconteçam e a transparência volte a acontecer na competição”, ponderou Claufer.

Visando a sua preparação para a disputa do Super Kart Brasil, competição em que João Pedro é bicampeão, o piloto esteve no último domingo no Kartódromo de Registro, no interior de São Paulo. Naquela pista, que daqui a duas semanas irá sediar a quarta edição do certame, Guim pôde se familiarizar ao circuito e, junto à Quake2, preparar o equipamento para a corrida.

  • 03/09/2011 21:35 Gps

    Estranho ??? Estranho é desconhecer como deve ser feita vistoria e punição, se retiveram os motores alguma coisa tem, senão tava 100% , quem fez os motores FOREL? dá nome aos bois.