No último sábado (17) o piloto mineiro João Pedro Guim (Techspeed/ Camargo Racing), da categoria Cadete, fez a segunda corrida de sua carreira no Kartódromo Granja Viana, em Cotia, grande São Paulo. Na ocasião o piloto disputou ao lado de outros 27 concorrentes a segunda etapa da Copa São Paulo de Kart.
Em seu ano de estreia na categoria Cadete tudo é novidade para este piloto radicado em Cuiabá, mas que participa das principais competições do kartismo nacional. Assim, após ter disputado a etapa do Light no sábado anterior, o piloto permaneceu durante toda a semana na capital paulista em busca de aprimorar sua técnica e conhecer melhor o seletivo kartódromo.
Nos últimos treinos da semana Guim já aparecia, com motor próprio, entre os dez mais velozes da pista e, com isso, surgiu a visão de, realmente, brigar para conquistar a pole-position na manhã do sábado.
Após o sorteio do motor Guim pegou um equipamento que, quando começou a tomada de tempos, descobriu que era bastante inferior ao de seus concorrentes. Ocorre, porém, que diferente de outras competições com motores sorteados como o Light e o Campeonato Sul-Brasileiro, que o piloto recebe o motor no dia anterior, na Granja os pilotos só tem acesso ao motor da corrida momentos antes da classificação. Assim, não tem como fazer nenhum teste e, o pior, caso opte pela troca por baixo rendimento vai imediatamente para o final do grid, independente da posição que tenha conquistado.
“Este regulamento aqui da Granja é muito injusto. Este ano não estamos tendo muita sorte com os motores sorteados, mas no Light, por exemplo, você perde cinco posições. Aqui optamos por trocar, e o João Pedro vai de largar de último. Isto sem contar que tem que ir para a tomada no escuro. A turma daqui precisava, realmente, repensar isto”, ponderou Claufer Machado, pai de João Pedro.
Na corrida, já com o novo motor, João Pedro partiu para a corrida de recuperação e, ao melhor estilo arrojado, se aproveitou das características do circuito como subidas, descidas, curvas fechadas e curvas rápidas para ultrapassar seus concorrentes em quase todas as partes do circuito. Na sétima volta, quando já era o oitavo colocado, porém, acabou sofrendo uma forte batida de um concorrente que, pela manobra, foi penalizado pela direção de prova. Guim foi para os pneus, mas com muita garra voltou à pista e conseguiu ainda fazer algumas ultrapassagens para então terminar na 18ª posição.
“A pista aqui é muito difícil e tem uns meninos muito rápidos e outros que parecem que estavam começando esta semana. Eu acho que eu iria conseguir ir para o pódio, mas o menino me bateu aí eu caí para trás de novo e tive de vir recuperando até o final. O resultado final não foi muito bom, mas meu pai falou que para aprender foi legal”, explicou o jovem piloto de 10 anos.
João Pedro voltou ainda no sábado para Cuiabá. Até o final do mês o piloto se dedicará às atividades escolares e então, no dia 29, volta à São Paulo onde disputará no dia 1º de maio a quarta etapa da Copa São Paulo Light e, no domingo, a segunda e terceira etapas do Campeonato Nova Schin.