A Copa São Paulo de Kart deu início no último sábado, dia 27, à sua fase decisiva da temporada, denominada playoffs. A prova, válida pela oitava rodada da temporada, reuniu mais de 200 pilotos no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia, região metropolitana paulista.
Ocupando a vice-liderança na categoria Super Cadete, o piloto goiano Luiz Felipe Branquinho (Medcomerce / SR Racing) estava muito animado para as disputas e treinou muito com o auxílio de “Secreta”, seu chefe de equipe.
A tomada de tempos foi disputada no início da manhã de sábado e, com um kart bem acertado, o piloto conseguiu registrar o segundo melhor tempo, com a marca de 52s351 e com isso garantiu o direito de largar da primeira fila do grid.
A corrida teve sua largada pontualmente às dez da manhã. Luiz Felipe, liderando a fila que vinha pela parte de fora do traçado, fez uma boa partida e logo assumiu a ponta. Pressionado por Murilo Coletta e Pedro Cardoso, os três rapidamente se distanciaram do restante do pelotão. Porém, na terceira volta, o piloto recebeu da direção de prova a indicação de que estava penalizado com 20 segundos por queima de largada. Muito concentrado, Branquinho continuou na liderança. Porém, sob forte pressão, acabou deixando os dois concorrentes passarem uma vez que, efetivamente, ele já estaria penalizado. Assim, ele permaneceu na terceira posição na pista até receber a bandeirada final. Porém, com o acréscimo da penalização ao seu tempo final, sua posição de chegada foi um sétimo lugar.
“Está muito complicada esta largada aqui na Granja. Os meninos que ficam na frente têm de suportar o restante do pelotão dando seguidos ‘totós’. O Luiz Felipe acabou sendo literalmente empurrado na largada e teve de pagar uma penalização de uma atitude que ele nem teve como evitar”, comentou Luiz Eduardo, pai do piloto.
A Copa São Paulo de Kart terá prosseguimento no mês que vem, com a nona rodada do ano no dia 24 de setembro, também no Kartódromo Granja Viana.