publicidade
15/05/2014 08:34

Matheus Morgatto fez duas provas sensacionais pela Rotax Mini Max em Interlagos

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo


Foto: Cris Reis / Planet Kart Images

Matheus Morgatto


Após dezessete anos de palco fixo no Kartódromo Internacional Granja Viana, o maior certame regional de kart do país realizou uma etapa “fora de casa”, transformando o abandonado Kartódromo Ayrton Senna novamente em um circuito mágico e confortável, que recebeu mais de 200 pilotos nas emocionantes provas de suas categorias.

Disputada em mais de 150 países, a categoria Rotax Mini Max tem reunido em seu grid os melhores pilotos do país com idade entre 9 anos completos e 13 incompletos. O extremo equilíbrio dos propulsores desenvolvidos pela canadense Bombardier é um dos fatores de sucesso dessa classe, que no Brasil tem no atual vice-campeão do Florida Winter Tour Matheus Morgatto (RR Racing Team/ Dolly/ Win Safety/ Plano SP) um de seus protagonistas.

Todavia, exatamente por ter disputado no inicio da temporada o certame norte-americano é que Morgatto teve de abrir mão de suas chances de lutar pelo titulo do primeiro turno do certame granjeiro, já que começou sua participação na terceiras das cinco etapas que compõem o turno. Mas, se a briga pelo titulo do turno era um objetivo impossível, restou o objetivo de exibir, sempre, grandes performance na luta pelas vitórias.

Nesta quinta rodada do campeonato as corridas forma divididas em dois dias. Na sexta-feira (9) a tomada de tempos classificatórios e a primeira bateria (Pré-Final) e no sábado (10) a corrida Final.

Na tomada de tempos classificatórios, que definiu a ordem dos micromonopostos para a largada da Pré-Final na sexta-feira, o equilíbrio entre os pilotos de ponta da categoria e a extrema competitividade ficou patente. Menos de meio segundo separavam o pole position do nono colocado. P3 no grid, Morgatto “empatou” com o P2 em décimos, centésimos e milésimos, com o posicionamento definido por quem estabeleceu antes a marca.

Matheus conseguiu fazer uma ótima largada na prova Pré-Final, assumindo na primeira curva a P2 da prova, mas muito pressionado por Leandro Reis, que partira da quarta colocação. No inicio da segunda volta Matheus retomou o posto, colando no para-choques traseiro do líder da corrida, Derek Ryan.

Como previsto pelos tempos da tomada classificatória, a prova estava extremamente disputada, com os cinco primeiros formando um veloz bloco compacto, todos com reais chances de vitória. Morgatto e Ryan conseguiram abrir pequena vantagem ao final da terceira volta e, no curso da quarta passagem, Matheus Morgatto conseguiu assumir a liderança da corrida na freada ao final da reta dos boxes.

De pé, literalmente, no fundo do acelerador, Matheus conseguiu abrir vantagem para Ryan, que tinha de defender-se do incessante ataque de Reis. Ao mesmo tempo o paulistano circuito mostrava uma de suas habituais características: começava a garoar!

E era exatamente a técnica em pilotar nessa pista escorregadia que fazia a diferença, com Matheus abrindo quase um segundo de vantagem para Ryan e Reis, até a apresentação da bandeira a quadros, que definiu a vitória do piloto da equipe RR Racing Team/ Dolly/ Win Safety/ Plano SP. O resultado garantia, também, a pole position para a corrida Final no dia seguinte.

Na ensolarada manhã de sábado os bólidos alinharam para a bateria Final da Rotax Mini Max. Matheus Morgatto largou bem, mantendo a liderança e seguido por Derek Ryan e Leonardo Reis, que se revezaram na P2 durante o curso da volta inicial. Na terceira volta de corrida Ryan e Reis conseguiram encostar no kart #62 de Morgatto, para atacar. Derek Ryan conseguiu superar Matheus, que por seu turno conseguiu frear o ímpeto de Leonardo Reis, mantendo a segunda colocação.

Matheus não se deu por vencido e colou no kart de Ryan e partiu para o ataque. Restavam quatro voltas para o final da corrida e a pressão de Morgatto era intensa sobre o líder da corrida. No final da reta dos boxes Morgatto tirou para o lado interno, ladeou Ryan e freou um tantinho depois do “Deus me livre”… Foi o suficiente para concretizar uma sensacional ultrapassagem e tomar a ponta da corrida.

A prova estava novamente eletrizante e, na volta seguinte, Derek deu o troco, retomando a ponta da corrida. Restavam duas voltas e Morgatto, mais uma vez, pressionando intensamente o concorrente. Na volta final Matheus repetiu sua “manobra clássica”, ladeando pela linha interna na Reta dos Boxes e tentando a ultrapassagem na freada do “hair-pin”. Todavia, desta vez faltou um pouquinho de velocidade final e Ryan conseguiu manter a dianteira, para vencer a corrida.

Matheus Morgatto cruzou a linha final na segunda colocação, a mesma posição em que, após a soma dos pontos obtidos na etapa, subiu no pódio da categoria. Foram duas corridas com um grande desempenho, que demonstram que Morgatto é um dos expoentes de sua geração.

Nesta semana o “endereço” de Matheus Morgatto (RR Racing Team/ Dolly/ Win Safety/ Plano SP) é o Kartódromo Aldeia da Serra, circuito em qual no sábado (17) disputará a quarta etapa da Copa São Paulo Light, pela categoria Junior Menor.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!