publicidade
13/06/2014 15:24

Matheus Morgatto foi terceiro na Rotax Mini Max após provas empolgantes

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo


Foto: Cris Reis / Planet Kart Images

Matheus Morgatto


Maior certame regional de kart no país, a Copa São Paulo Granja Viana disputou no ultimo sábado (7) sua sexta rodada da temporada 2014. O palco, após um “raid” na rodada anterior pelo Kartódromo de Interlagos, voltou a ser o tradicional Kartódromo Granja Viana.

A etapa abriu o segundo turno do campeonato, que ainda não divulgou o posicionamento oficial dos competidores no primeiro turno encerrado. Matheus Morgatto (RR Racing Team/ Dolly/ Win Safety/ Plano SP), que perdeu as duas rodadas iniciais por conta da coincidência de datas com o Florida Winter Tour, nos EUA – do qual foi vice-campeão na classe Rotax Micro Max -, busca evolução na tábua de pontos da categoria Rotax Mini Max, certamente a mais disputada entre as categorias que compõem a grade de programação.

Na tomada de tempos classificatórios, que definiu a ordem de largada dos micromonopostos para a primeira das duas baterias do dia, a Pré-Final, Morgatto acelerou forte o #62 para garantir a P3 do grid, estabelecendo a marca de 53s159. Ínfimos 162 centésimos de segundo pior que o tempo de volta que definiu a pole position em favor do piloto Lucas Alvarenga.

Na largada Matheus manteve a posição, colado na traseira do kart de Leonardo Reis, que atacava o ponteiro Lucas Alvarenga. Nessa ordem o trio de liderança completou a primeira passagem, já com Morgatto passando a dar combate direto pela vice-liderança da corrida.

Com a corrida reduzida para nove voltas, em razão de problemas de formação dos competidores nas voltas de apresentação, não havia muito tempo para estudos e negociação de posições. Era um franco e direto combate pela vitória entre os três líderes.

Na quarta passagem da corrida Reis atacou Alvarenga na fechada curva no final da reta dos boxes. O traçado adotado determinava o percurso pelo sentido inverso e esta era, então, um dos principais pontos de ultrapassagem. Os karts se tocaram na saída da variante, com Reis rodando e perdendo varias posições. Morgatto conseguiu desviar do kart atravessado, para assumir a P2 da prova.

Todavia, o “enrosco” favoreceu Alvarenga, que acabou conseguindo abrir uma vantagem maior para Matheus, o novo vice-líder da corrida, que por seu turno levava uma vantagem um pouco maior para o novo P3, Dudu Barrichello, que recebia forte pressão de Derek Ryan.

O ritmo dos dois ponteiros era muito próximo, mas Matheus Morgatto acelerou ainda mais e conseguiu reduzir a desvantagem na volta final, mas não havia mais tempo para encetar um ataque. A bandeira a quadros baixou, com Morgatto na segunda colocação, separado por pouco mais de três décimos de segundo do vencedor, Lucas Alvarenga. Morgatto ainda estabeleceu a melhor volta da corrida, que lhe garantiu um ponto extra na tabela de pontos do certame.

A ordem de chegada da Pré-Final definia as posições do grid para a bateria Final. P2 na Pré-final determinava o alinhamento na posição externa da primeira fila do partidor. O que aparentemente era uma vantagem, era de fato uma grande desvantagem, pois com uma curva fechadíssima ao final da reta, seria muito difícil a manutenção do posto de largada.

Apresentada a green flag os bólidos partiram velozmente, com o P3 Derek Ryan colando na traseira do kart do pole Alvarenga e não deixando qualquer espaço para Morgatto encaixar-se na fila interna. Com isso, Matheus contornou as primeiras curvas caindo para a quinta colocação. Ao final da primeira volta Morgatto já era o P4, na “bota” de Gabriel Bortoleto, que ocupava a terceira colocação.

No curso da segunda volta os quatro primeiros estavam muito próximos e já abriam vantagem para o segundo pelotão. Morgatto partiu para o ataque e, na sequencia “de baixa” do miolo do circuito, conseguiu ultrapassar Bortoleto, para assumir a terceira posição da corrida, logo atrás de Derek Ryan. O quarteto dianteiro permanecia andando muito próximo, todos com plenas possibilidades de vitória.

Mais uma volta e Matheus passou a dar combate pela P2. Tentou superar Ryan no mesmo ponto que ultrapassara Bortoleto, mas o brasi-irlandês conseguiu defender-se, sustentando a posição. Acossado, Ryan atacou o líder da corrida e, no final da Reta dos Boxes conseguiu superar Alvarenga, que se tornou o novo “target” de Matheus Morgatto.

Restavam cinco voltas para o final da prova e Morgatto abriu, definitivamente, a temporada de caça sobre Lucas Alvarenga. No final da Reta dos Boxes chegou a colocar seu kart ao lado do de Alvarenga, mas faltou um pouco mais de velocidade final para ser completada a ultrapassagem. Morgatto freou mais forte para não bater no kart de Alvarenga, pelo que, na sequencia, Bortoleto conseguiu colar no #62 de Morgatto e tomar-lhe a terceira posição, no miolo do circuito. A prova estava eletrizante!

Duas voltas depois, Matheus deu o troco em Bortoleto no mesmo ponto da pista, porém os dois lideres já haviam conseguido abrir uma vantagem considerável e não havia mais tempo hábil para ser descontada a diferença. Na bandeira a quadros, Matheus Morgatto cruzou na terceira colocação. Na soma dos pontos obtidos nas duas baterias, Morgatto ficou com a mesma terceira colocação na etapa.

Neste sábado, Matheus Morgatto (RR Racing Team/ Dolly/ Win Safety/ Plano SP) volta a acelerar forte no Kartódromo Arena Kirin, em Itu, município do interior paulista, onde será disputada a quinta etapa da Copa São Paulo Light. Matheus competirá na classe Junior Menor, buscando tanto um melhor posicionamento na tabela de pontos do campeonato, quanto os melhores ajustes de seu kart nesse circuito, que será palco no mês vindouro da 49ª edição do Campeonato Brasileiro.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!