A Copa São Paulo Granja Viana terá um calendário diferente,
com dois módulos simultâneos, em 2020 e os pilotos poderão pela primeira vez
acelerar com o mesmo equipamento em campeonatos diferentes. A Copa São Paulo terá
oito etapas ao longo do ano, enquanto a Copa KGV será disputada no formato com
seis etapas e valores mais baixos nas inscrições.
“Nós ouvimos os pilotos, equipes e preparadores e
percebemos a importância de mudarmos o formato da Copa São Paulo para que mais
pilotos pudessem competir aqui no Kartódromo Granja Viana. A ideia, por
exemplo, é que pilotos da Micro e Mini Max da Copa São Paulo possam correr
também na Mirim ou Cadete, ou seja, tem pilotos que podem fazer as nossas 14
etapas durante o ano, enquanto outros podem optar por uma das competições”,
diz Felipe Giaffone, que é um dos organizadores das competições no KGV.
“A Copa KGV foi feita principalmente para chamar novos
pilotos, os que estão começando e outros que correm também no interior. Além
disso, os pilotos que já correm conosco na Copa São Paulo também poderão andar
na Copa KGV usando o mesmo equipamento”, diz Giaffone.
As inscrições da Copa SP custam entre 450 e 850 reais,
dependendo da categoria, enquanto a Copa KGV tem o valor único de 390 reais nas
inscrições. As categorias da Copa SP são Micro/ Mini Max, Júnior Max,
Rotax Max/ Masters, Rotax DD2, Shifter, Rok Executive e Pró 500. Por outro
lado, a Copa KGV será o campeonato profissional de baixo custo, com categorias
subsidiadas: Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4, TAG 125 CC e Sixspeed.
“Na Pró 500 e F4, por exemplo, os pilotos poderão
competir com mesmo equipamento, com pequenas adaptações simples, já que os
motores são sorteados nas duas categorias. Tenho certeza que a Copa SP e a Copa
KGV vão atrair ainda mais pilotos para competirem conosco”, completa
Giaffone.
A pontuação da Copa SP será no formato de pontos corridos,
com dois descartes obrigatórios. Além disso, os karts carenados da Pró 500
contarão com duas edições de endurance ao longo do ano. Outra novidade para
2020 é a nova programação de treinos livres, que terá sessões aos domingos e
treinos estendidos às quartas e quintas-feiras.
As categorias Rotax em 2020 serão comandadas pela Bora
Karting, que é chefiada por Binho Carcasci. A ideia da empresa, inclusive, é
aumentar a participação dos pilotos nas provas do Rotax Max Challenge Brasil em
2020.
“Vamos usar motores novos para 2020 que estão chegando
agora da Áustria diretamente para as competições que terão motor sorteado. Os
motores Rotax virão com carburadores para baratear ainda mais os custos dos
pilotos. Queremos proporcionar o máximo de equilíbrio e manter os custos
acessíveis”, diz Carcasci.
Com o início da Copa KGV em 1º de fevereiro, os pilotos já
estão trabalhando para iniciarem os treinos nas próximas semanas. A Copa SP
terá início em 15 de fevereiro.
CALENDÁRIO COPA KGV 2020:
1ª ETAPA 01/02 - Granja Viana
2ª ETAPA 25/04 - Granja Viana
3ª ETAPA 06/06- Granja Viana
4ª ETAPA 08/08 - Granja Viana
5ª ETAPA 24/10- Granja Viana
6ª ETAPA 05/12- Granja Viana
CALENDÁRIO COPA SÃO PAULO 2020:
1ª ETAPA 15/02 - Granja Viana
2ª ETAPA 14/03 - Granja Viana
3ª ETAPA 18/04 - Granja Viana
4ª ETAPA 23/05 – Interlagos
5ª ETAPA 20/06 - Granja Viana
6ª ETAPA 15/08 - Granja Viana
7ª ETAPA 19/09 - Granja Viana
8ª ETAPA 14/11 - Granja Viana