A Copa São Paulo de Kart Granja Viana 2015 teve início neste sábado em Cotia, na Grande São Paulo. A competição teve dois grandes destaques: a primeira vitória de Emmo Fittipaldi na carreira e o alto número de inscritos: cerca de 220 karts. O filho mais novo de Emerson Fittipaldi contou com o apoio do pai em mais um final de semana e, após estrear na oitava etapa de 2014, em setembro, o piloto de 7 anos conquistou sua primeira vitória apenas três etapas depois.
A categoria Mirim, da qual Emmo faz parte, compete junto com a Cadete, e mesmo assim, o jovem piloto conseguiu superar alguns da outra categoria. Na primeira prova, Emmo ficou em segundo, atrás apenas de Giovani Crepaldi. Na segunda, ele ficou com o lugar mais alto do pódio. Pela Cadete, João Vítor faturou as duas baterias.
"Foi um ótimo início para a Copa São Paulo de Kart KGV, com grids muito cheios, como a Pro-500, com 34 karts, Junior, Rotax Max, Shifter etc. Os tempos também mostraram que foi uma etapa bem acirrada, com todo mundo andando bem próximo. E é sempre bacana ver um bicampeão mundial de F-1 como o Emerson Fittipaldi se emocionando com a conquista da primeira vitória de seu filho. Foi de fato um final de semana especial", diz Felipe Giaffone, promotor da Copa SP de Kart KGV.
Algumas categorias estiveram com o grid cheio neste sábado. As provas da Rotax foram as que mais ajudaram para isso, afinal, 47% dos pilotos inscritos disputaram baterias com esse tipo de motor. Na Rotax Júnior Max, que reuniu o maior grid da história, com 26 pilotos, Marcel Coletta venceu a primeira prova e ficou em terceiro na segunda, que foi vencida por Caio Collet.
Pela Micro Max, Pedro Aizza foi o destaque do final de semana. Assim como Emmo, ficou em segundo na bateria inicial e venceu a segunda prova. Na Mini Max, Leonardo Reis foi primeiro e segundo nas baterias. Gabriel Bortoletto venceu a bateria final.
A Rotax DD2 foi vencida em suas duas baterias por Nelson Stanisc. Murilo Coletta e Luca Travaglini conquistaram as provas da Rotax Max/Masters. Já a Iame TAG teve A.Fortes e C. Fortes como vencedores da prova 1, e Fernando Meira levantando o troféu mais valioso na prova 2.
Nas categorias com prova única, Roberto Azana levou a melhor na Executive, enquanto Guilherme Salas e João Dias venceram na Shifter e no Kart Adaptado, respectivamente. A prova da Pró-500, com 1h20 de duração, foi vencida pela equipe MV Racing, do kart 28.
A segunda etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana será realizada em 21 de março.