O Kartódromo Granja Viana, na região de Cotia (SP), recebeu no último dia 19 a oitava etapa da Copa São Paulo de Kart que teve, entre outros destaques, mais uma corrida da categoria mais rápida do país, a Shifter Kart. Para o piloto João Gonçalves, um dos que figuram como favoritos ao título, a corrida ficou marcada por um problema crônico nos freios de seu kart.
Largando da segunda posição, João percebeu a falha já na primeira curva da corrida ao tentar defender seu posto. “Tentei retardar a freada, mas os freios bloquearam e por pouco não perdi o controle do kart”, lembrou o piloto. João caiu para o terceiro lugar da prova e acompanhava de perto os líderes – subindo para a segunda colocação depois que Dennis Dirani abandonou quando era o primeiro.
“Estava muito difícil guiar. Além de o freio traseiro não estar funcionando, os dianteiros bloqueavam. Eu usava muito o câmbio para reduzir a velocidade do kart nas curvas e pressionava o pedal do freio de maneira muito leve, porque qualquer pressão a mais travava o sistema”, narrou João que, pouco depois da metade da corrida, acabou escapando da pista justamente por causa da falha. “Quando pisei no freio, travou tudo. Tanto que na hora de colocar o kart de volta na pista, a roda dianteira ainda estava bloqueada”, contou. “Foi uma pena, porque eu conseguiria terminar a corrida em segundo mesmo com essa dificuldade. Se o kart estivesse perfeito, poderia sem dúvida brigar pela vitória”, completou.
Depois do incidente, João ainda voltou para a prova e terminou a corrida na 12ª colocação. A vitória da etapa ficou com o piloto André Negrão, que foi beneficiado pela punição a André Sousa – que havia cruzado a linha de chegada em primeiro, mas foi desclassificado logo depois da prova por estar abaixo do peso mínimo exigido para o conjunto kart/piloto na categoria.
Apesar dos problemas, João se manteve na briga pelo título da Shifter Kart na Copa São Paulo Granja Viana. Ele ocupa agora a terceira colocação na categoria a seis pontos do líder, João Jardim, e com apenas um ponto de desvantagem para o vice-líder, Danilo Dirani. “Os principais pilotos na disputa pelo título não pontuaram bem nessa etapa, então pude me manter entre os primeiros e com boas chances no campeonato. Agora é seguir trabalhando duro para a fase final”, avaliou João, restando duas provas para o final da temporada.
Preparação para a Copa Brasil – João Gonçalves aproveitou a oitava etapa da Copa São Paulo também para treinar visando a Copa Brasil de Kart, marcada para o mês de outubro. Na competição nacional, João vai disputar a categoria Super F4, com motores quatro tempos e, como parte da preparação, disputou a corrida da Sport 400 na Granja Viana – que segue os mesmos moldes da Copa.
Segundo colocado no grid, João se deparou com uma falha no motor, que ‘morreu’ durante a volta de apresentação. Dessa forma, o piloto largou no último lugar entre os mais de 30 competidores e teve de fazer uma prova de recuperação. Já brigava pelo terceiro posto – em menos de 20 voltas de corrida – quando acabou se envolvendo em um incidente durante a disputa por posição. Mesmo saindo da pista, retornou para a prova (vencida por Yuri Alves) e terminou em sexto lugar.