O jovem piloto Ricardo Sargo (XRS Motorsports/ JP Salva/ Kart Mini/ J2 Press.com/ Cia Athletica) fez nova estreia na Copa São Paulo de Kart da Granja Viana. E em grande estilo: na classificação marcou o 5° melhor tempo, mas por usar pneus novos o regulamento prevê que 0s7 são acrescentados ao melhor tempo do piloto. Com isso Sargo largou na 15ª colocação.
Fazendo uma boa largada, Ricardo ganhou três posições logo no início, mas recebeu um toque lateral. O chefe da equipe XRS Motorsports, Xandy, com uma estratégia para que o piloto permanecesse na pista mais tempo na parte final da prova, chamou o piloto para sua primeira parada obrigatório na volta 2.
Com uma parada perfeita, o drama do jovem piloto de apenas 14 anos começou quando o kart resolveu não dar a partida na saída do box. “O problema parecia o motor de arranque, o kart simplesmente não dava a partida”, explicou Xandy. “Com o toque acho que alguma coisa aconteceu. O Ricardo perdeu muito tempo no box, tivemos que segurá-lo por quase 6 minutos até conseguirmos fazer o motor ‘pegar’ novamente”, finalizou o chefe da equipe.
Com a corrida completamente comprometida depois de perder seis voltas em relação ao líder, Ricardo Sargo continuava entre os mais rápidos, fazendo belas ultrapassagens na pista.
Na 23ª volta a equipe chamou novamente o piloto para sua última parada obrigatória nos boxes, quando o problema voltou a acontecer, obrigando o piloto a abandonar a prova. “Na segunda parada, quando tentei dar a partida no motor na saída dos boxes, um princípio de incêndio ocorreu, o que nos mostrou que na verdade existia um curto-circuito na parte elétrica do kart. É uma pena, a equipe trabalhou muito durante a semana, o kart estava fantástico, porém o acidente no início da prova deve ter afetado algo, uma pena. Fica para a próxima etapa”, disse Sargo, que apesar do abandono ficou contente com seu retorno depois de dois meses de recuperação afastado das pistas.
“Sabemos que em corrida tudo pode acontecer, mas se o problema elétrico não tivesse nos tirado previamente da prova, com os tempos que o Ricardo marcava na pista teríamos condições de chegar na 4ª colocação. Na pior das hipóteses estaríamos no pódio, mas corridas são corridas, estamos no caminho certo e para a próxima prova estaremos ainda mais fortes”, comentou Xandy, chefe da XRS Motorsports, analisando os tempos do seu piloto após a prova.
A próxima etapa da Copa São Paulo de Kart da Granja Viana acontece no dia 27 de junho.