A 8ª etapa da Copa São Paulo de Kart, competição realizada na Granja Viana, tinha tudo para consolidar o jundiaiense Guilherme Salas na liderança da categoria Shifter e colocá-lo bem perto do título da categoria em 2013.
Salas foi o mais rápido nos treinos livres de quinta e sexta-feira, e cravou a pole-position no treino classificatório realizado também na sexta (25). No sábado, após uma largada tranquila, o piloto já abria boa vantagem para os concorrentes e via o principal adversário no campeonato, Dennis Dirani, ficar para trás após um acidente.
Tudo dava certo até que na 20ª das 28 voltas da corrida o câmbio do kart número 17 quebrou e Salas abandonou a prova. Mesmo não recebendo a bandeirada, o piloto ainda terminou em oitavo lugar, mas por apenas uma volta não completou os 75% regulamentares e com isso não pontuou na etapa. Por sorte, Dirani, segundo no campeonato, também não pontuou e os pilotos que ocupavam a terceira e quarta posições na tabela - Mauricio Gallinari e Danilo Dirani, respectivamente - não participaram da etapa por outros compromissos. Assim, Salas manteve-se no topo da tabela, e a diferença para o segundo colocado continua a mesma.
“No final, apesar da frustração por não ter vencido, pelo menos tive sorte por meus adversários também não pontuarem. Vamos para as corridas finais ainda na liderança e com alguma vantagem”, comentou o piloto.
No final de semana Salas disputou mais quatro corridas, mas essas pela categoria Rotax DD2, valendo pelo Festival Brasileiro da modalidade. A categoria existe na Copa São Paulo de Kart, mas não é disputada regularmente por Salas, que fez apenas alguns treinos com o equipamento.
O piloto logo adaptou-se ao kart e na sexta-feira marcou a pole-position e liderou boa parte da primeira bateria, mas foi superado no final e terminou em segundo. Na segunda bateria recebeu um toque e perdeu muitas posições, mas recuperou-se e ao final do primeiro dia de competições tinha boa pontuação. No dia decisivo, o sábado (26), conquistou mais dois segundos lugares e sagrou-se vice-campeão da categoria.
“Perdemos apenas para o Nelsinho Stanisci, que já compete na categoria há tempos, domina o kart e tem um equipamento que já vem sendo acertado durante o ano todo. Então achei o resultado muito bom”, disse Salas, que comentou sobre a continuidade na categoria: “Eu corri porque era o Campeonato Brasileiro da categoria, ainda não sei se continuarei nela. Estou correndo de Shifter, Sprint Race e quero voltar ao Brasileiro de Turismo, é muita coisa”.
Veja a classificação da categoria Shifter, após 8 provas realizadas, em um total de 10:
1º - Guilherme Salas - 113 pontos
2º - Dennis Dirani - 100
3º - Bruno Grigatti e Mauricio Gallinari - 90
5º - Antonio Furlan Neto - 78