No ultimo sábado (6) a Copa São Paulo de Kart Granja Viana encerrou, com a realização de sua sétima rodada, a fase classificatória do certame que definiu os dez “candidatos” reais, que disputarão no play-off composto pelas três ultimas etapas, o titulo máximo da temporada em cada categoria. Na categoria Cadete – reservada para pilotos com idade entre 8 e 11 anos -, o kartista paulista Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) fechou a fase com chave de ouro com uma vitória praticamente de ponta a ponta.
Partindo da terceira posição do grid Rafael Martins fez ótima largada, assumindo a segunda posição da corrida antes da aproximação da primeira curva do circuito. Duas voltas depois o representante da Applebee’s, Teuto, Tofanello e equipe MZ Racing sobrepujou Victor Miranda, pole position e então líder da prova, assumindo a dianteira da corrida. Com forte ritmo de corrida os dois líderes rapidamente se distanciaram do restante do pelotão em um duelo particular pela vitória, em qual Miranda sempre buscava pressionar e, impecável, Martins não permitia qualquer tentativa de ultrapassagem.
Percorridas as dezesseis voltas regulamentares, Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) encerrou a fase classificatória da Copa São Paulo de Kart Granja Viana com chave-de-ouro e cruzando a linha de chegada na primeira colocação.
“Desde os treinos livres no decorrer da semana o Rafael esteve muito competitivo, mas na Cadete ‘estar competitivo’ não é garantia de um bom resultado, pois é uma categoria equilibradíssima em qual vários pilotos andam separados por apenas milésimos de segundo. Nosso kart não era o mais rápido, já que não levamos a pole, nem a volta mais rápida da corrida, porém era um bom conjunto e o ótimo desempenho do Rafinha na corrida foi o fator que desequilibrou em nosso favor para a conquista da vitória”, exultou com a habitual incontida modéstia Mazinho Oliveira, chefe da equipe MZ Racing e responsável pelos ajustes no bólido de Rafael Martins.
Confira o resultado da Cadete na sétima etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:
1.- Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing), com 16 voltas em 11m40s287
2.- Victor Miranda, a 0s106
3.- Giuliano Raucci, a 6s560
4.- Pedro Coutinho, a 8s165
5.- Andréas Visnardi, a 8s747
6.- João Victor Felix, a 11s037
7.- Cauê Arias, a 13s929
8.- Carlos Henrique, a 14s312
9.- Sergio Serrano, a 15s750
10.- Leonardo Baran, a 16s138
11.- Lucas Vieira, a 17s591
12.- Luis Felipe, a 18s534
13.- Christian Hahn, a 20s170
14.- Gabriel Balarin, a 22s572
Pole Position: Victor Miranda, com 44s243
Melhor Volta: Victor Miranda, com 44s233
Rafael Martins comemora quarto lugar no GP Brasil de Kart
Na semana anterior, entre os dias 27 e 30/08, o Kartódromo Arena Schincariol foi o centro das atenções do kartismo nacional, já que serviu como palco para a segunda edição do GP Brasil de Kart, certame oficial da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, reunindo em suas grelhas os principais desportistas do país na modalidade.
Com trinta e sete pilotos inscritos a categoria Cadete foi novamente o destaque dentre os campeonatos promovidos pela entidade máxima do automobilismo nacional e entre os destaques da categoria esteve Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing).
No treino oficial cronometrado da manhã da quinta-feira 20/08, Martins cravou a melhor marca do dia para a categoria, com o tempo de volta registrado em 1m00s989, mostrando que o jovem piloto e a equipe MZ Racing haviam encontrado o caminho certo para o bom desempenho nas corridas. A segunda melhor marca no treino da manhã seguinte – o ultimo antes da tomada de tempos classificatórios – confirmou essa condição, aumentando a expectativa nos boxes de Rafael Martins da obtenção de um bom posicionamento na pratica classificatória que definiria tanto a formação dos três grupos que embateriam entre si nas provas eliminatórias, quanto a ordem dos micromonopostos no grid da primeira prova eliminatória.
Mas no treino classificatório o desempenho de Rafael foi prejudicado pelo intenso tráfego na pista e mesmo sem conseguir repetir o ótimo desempenho dos treinos oficiais, estabeleceu a sexta melhor marca. Inserido no Grupo “B” das eliminatórias, Martins repetiu o posicionamento de largada ao final do embate entre os grupos A e B, ainda na tarde da sexta-feira. Uma hora depois nova batalha para garantir a classificação para as provas Pré-Final e Final, o embate entre os grupos B e C e Martins repetiu a boa performance, completando a bateria classificatória na quarta colocação. Na soma dos pontos perdidos nas eliminatórias, Rafael garantiu a oitava posição da grelha da bateria Pré-Final.
O sábado 30/08 cristalizaria os campeões do II GP Brasil de Kart, mas, diferentemente dos demais dias na aprazível cidade de Itu – distante cerca de 95 km da capital paulista -, a manhã surgiu cinzenta e com brusca queda de temperatura, o que, sobremaneira, alterou sensivelmente o ajuste dos bólidos.
Na largada da Pré-Final Martins acabo envolvido no “enrosco” de um acidente entre outros concorrentes, caindo para a 12ª posição. Embora sem danos aparentes em seu kart, a queda de posicionamento dificultava o desenvolvimento da estratégia estipulada por sua equipe, mesmo assim Rafael aguardou o momento correto de aquecimento pleno de seu equipamento para passar a conduzir em ritmo “full throttle” – aceleração total – e iniciar a recuperação. Foram quinze voltas em ritmo alucinante e Martins divisou a bandeira a quadros na 4ª posição final.
Com a punição imposta pelos Comissários Desportivos ao segundo colocado da prova Pré-Final, Rafael Martins acabou “herdando” a terceira posição no grid da prova Final. Autorizada a partida, Martins conseguiu posicionar-se colado ao pára-choques do kart de Pietro Rimbano, o pole position, assumindo a vice-liderança da corrida e trazendo em sua cola Yurik Carvalho, Gabriel Sereia e Renatinho Jr, respectivamente 3º, 4º e 5º colocados. No curso da quinta volta o kart de Martins recebeu um toque do kart de Yurik Carvalho, que determinou mais que a perda de quatro posições, mas a perda de contato com o grupo cimeiro.
Em verdadeiro ritmo de classificação, na voltas seguintes Rafael Martins conseguiu reduzir a desvantagem para Renatinho Jr e Sereia, que por sua vez haviam se desgarrado dos ponteiros Rimbano e Carvalho. Após breve combate Rafael assumiu novamente a terceira posição em que partiu e no ultimo terço de prova buscou, incessantemente, reduzir os mais de quatro segundos de desvantagem para a dupla da liderança. Embora tenha reduzido pela metade a desvantagem não havia tempo hábil para voltar a disputar a vitória e o titulo máximo da categoria, mas o 3º posto lhe garantiria, ao menos, o direito de reconhecimento publico na consagradora Volta da Vitória dos campeões na pick-up da CBA.
Todavia, na ultima curva, da ultima volta, a trajetória do micromonoposto de Rafael Martins foi interceptada pela de um kart retardatário e ao alterar em poucos centímetros o traçado da curva, deixou aberta a oportunidade que o 4º colocado Renatinho Jr precisava para sua ultima cartada e, esperto, tomou de Rafael Martins o terceiro posto a poucos metros da bandeirada final. “Tínhamos kart para ganhar”, disse Mazinho Oliveira, preparador responsável pelo bólido de Rafael Martins. “Poupamos o equipamento ao longo do campeonato e o Rafael estava preparado para brigar pela vitória na Final, mas Rafinha acabou recebendo um toque de corrida, justamente do vencedor do campeonato, que o deixou fora da disputa direta pelo titulo. Corridas são assim mesmo e temos de comemorar o 4º lugar conquistado, pois chegar ao pódio em um certame nacional na disputadíssima Cadete não é tarefa fácil. Aliás, é ‘sonho de consumo’ de muita gente”, complementou visivelmente contente com o desempenho de seu pupilo o festejado preparador.
Liderança do Light
No próximo sábado (13/09) Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) volta às pistas. Desta vez o pano de fundo será o veloz Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, onde se desenvolverá a sétima etapa da Copa São Paulo Light de Kart.
A rodada será a segunda do também segundo turno do campeonato regional paulista e Martins defenderá a liderança no turno da categoria Cadete, já que venceu – de forma fantástica - a etapa anterior fazendo uma dupla ultrapassagem por fora na ultima volta daquela corrida. “Desta vez a missão será mais difícil, já que Rafael terá de correr com o lastro adicional com que é ‘premiado’ o vencedor da etapa anterior, o chamado Troféu Bigorna. Mas difícil não quer dizer impossível e estamos trabalhando duro para conseguir um bom ajuste que minimize essa desvantagem”, concluiu o experiente preparador Mazinho Oliveira.
Confira o resultado final da Cadete no II GP Brasil de Kart:
1.- Yurik Carvalho (SP), com 20 voltas em 20m46s197
2.- Pietro Rimbano (SP), a 0s705
3.- Renato Silveira Jr. (RJ), 3s283
4.- Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) – SP -, a 3s576
5.- Gabriel Sereia (MT), a 11s725
6.- Thiago Vivacqua (RJ), a 14s754
7.- Alysson Prestes (PR), a 15s100
8.- Matheus Leist (RS), a 15s659
9.- Augusto Pereira ( GO), a 16s071
10.- Giuliano Raucci (SP), a 18s590
11.- Thiago Cabrino (SP), a 19s447
12.- Artur Fortunato (SP), a 22s800
13.- Leonardo Gimenes (SP), a 22s901
14.- Zaya Fontana (SP), a 23s051
15.- Matheus Chequer (SP), a 28s705
16.- Mitsui Duzanowski (SC), a 29s208
17.- João Vieira (TO), a 29s497
18.- Vinicius Papareli (SP), a 29s567
19.- Matheus Jacques (SP), a 30s313
20.- Carlos Cunha Filho (SP), a 32s200
21.- Flavio Matheus (RJ), a 32s695
22.- Vitor Batista (SP), a 37s648
23.- Alex Alves Jr. (DF), a 37s709
24.- Pedro Fonseca ( RN), a 44s037
25.- Breno Borges (SP), a 50s718
26.- Gustavo Souza (DF), a 53s521
27.- Victor Trindade (RJ), a 59s293
28.- Renan Fragoso (ES), a 1 volta
29.- Felipe Bastos (SP), a 20s505
30.- Gabriel Cardoso (DF), a 9 voltas