publicidade
26/10/2010 16:37

Shifter embola e terá seis pilotos brigando pelo título. João Gonçalves está na disputa

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante


A penúltima etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana aumentou ainda mais a expectativa pela decisão do título, especialmente na categoria Shifter - cujos karts com marcha são os mais rápidos da modalidade no país. Na prova realizada no último sábado (23) os três principais favoritos abandonaram com problemas, e agora seis nomes têm chances de conquistar o campeonato na última etapa do ano, em 13 de novembro.

A prova começou com os três primeiros do campeonato nas três primeiras posições do grid. Danilo Dirani marcou a pole-position, seguido por João Gonçalves (TNT/ Kart Mini/ AMF) e Dennis Dirani. Ainda nas primeiras voltas, foi Gonçalves quem partiu para o ataque sobre o líder. E na primeira tentativa, acabou caindo para a quarta posição - atrás dos irmãos Dirani e de Felipe Fraga.

Menos de cinco voltas depois, João estava novamente na segunda colocação e no encalço do líder da prova. Com tempos de volta, em média, dois décimos de segundo mais rápidos que seus principais concorrentes, não demorou muito para João assumir a ponta com uma bela manobra de ultrapassagem.

Mas três voltas depois uma série de problemas pegou os dois primeiros colocados de surpresa. João Gonçalves abandonou a corrida por causa de uma quebra no cabo do acelerador, no mesmo instante em que, metros atrás, Danilo Dirani também parava seu kart - com problemas na mangueira de combustível.

Dennis Dirani, que ocupava a segunda posição da prova na parte final, enfrentou problemas com pilotos retardatários, perdendo o bico do kart por três vezes, sendo obrigado a fazer paradas na área de manutenção para recolocar a peça. Assim, a vitória da Shifter Kart na nona etapa ficou com o tocantinense Felipe Fraga, que assumiu a terceira posição do campeonato - se colocando entre os irmãos Dirani e João Gonçalves.

"A prova da Shifter foi completamente atípica, com essas quebras dos primeiros colocados no campeonato", comentou João Gonçalves. "No meu caso, eu tinha um kart muito rápido, tanto que fiz uma boa largada, perdi duas posições na primeira tentativa de ultrapassar o Danilo (Dirani) e consegui me recuperar rapidamente e assumir a primeira posição. Foi frustrante ter de abandonar quando estava na liderança", lamentou o piloto.

Restando uma etapa para o final da temporada, Danilo e Dennis Dirani dividem a liderança da Shifter Kart com os mesmos 245 pontos que tinham antes da etapa do último sábado. Felipe Fraga, beneficiado pela vitória e pelo abandono dos adversários, assumiu a terceira posição com 237 pontos - cinco a mais que João Gonçalves, que aparece em quarto lugar. Renato Russo e Rui Loiola completam a lista dos seis pilotos que ainda têm chances de vencer o campeonato, respectivamente com 231 e 228 pontos.

Uma corrida, 24 ultrapassagens - Na prova da categoria Super F4, que abriu a rodada do sábado na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, João Gonçalves deu um show de pilotagem. Largando na terceira fila do grid, o paulista sofreu com um problema no motor ainda na segunda curva do circuito, e caiu para a última posição.

De volta à pista, impôs um ritmo de corrida alucinante e fez nada menos que 24 ultrapassagens durante as 29 voltas da prova para terminar na 12ª posição. Mesmo com problemas em duas das três provas do Playoff da competição, João Gonçalves vai para a última rodada do ano com chances de terminar entre os três melhores do campeonato. A disputa pelo título será entre Bruno Miloni e Yuri Alves, respectivamente os dois primeiros colocados na prova do último sábado, que estão separados por 14 pontos na classificação - com vantagem para Yuri.

"Uma pena que na Super F4 os problemas tenham aparecido justamente na fase decisiva. Fizemos um grande campeonato na primeira parte e passamos para os Playoffs na liderança, mas infelizmente os problemas mecânicos fogem do nosso controle", lamentou João Gonçalves, que venceu quatro das sete corridas que formaram a fase de classificação para os Playoffs.

Confira como fica a classificação do campeonato da Shifter Kart e da Super F4 a uma corrida da decisão:
Shifter Kart
1- Danilo Dirani, 245 pontos
2- Dennis Dirani, 245
3- Felipe Fraga, 237
4- João Gonçalves, 232
5- Renato Russo, 231
6- Rui Loiola, 228
7- Bruno Leon, 220
8- Michel Aboissa, 214
9- João Jardim 209
10- Paulo Carcasci, 207

Super F4
1- Yuri Alves, 265 pontos
2- Bruno Miloni, 251
3- André Salmoria, 235
4- Nelsinho Stanisci, 234
5- João Gonçalves, 229
6- Oscar Alves, 226
7- Eduardo Abrantes, 226
8- André Matinha, 219
9- Leonardo Mendes, 214
10- Renato Rios, 209

  • Não há comentários cadastrados até o momento!