A Copa São Paulo de Kart Granja Viana abriu, no ultimo sábado (19), a fase dos “play-offs” do certame, que definirá ao termino de três rodadas os campeões da temporada 2009. Vice-líder da tabela de pontos nas categorias Cadete e Super Cadete, o kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) tinha plenas condições de vitórias, mas acabou levando um toque de outro concorrente em cada uma das corridas, que tiraram suas chances de ocupar o alto do pódio e assumir a liderança do campeonato.
Primeiro Toque
Na prática classificatória, que definiu o posicionamento dos bólidos no grid de largada da prova da categoria Cadete, Matheus Jacques - líder da tabela de pontos nessa classe – foi o melhor, conquistando a pole position com a marca de 56s609. Nesse treino restou claro para a equipe KartZoom que o motor recebido por Giuliano Raucci através do sistema de sorteio não era dos melhores em desempenho, já que o “Dollynho” – como é conhecido nas pistas o jovem piloto – ficou com a quarta posição do partidor, mas com a significativa diferença de meio segundo “mais” lenta que a que garantiu a posição de honra para Jacques.
Na corrida, Giuliano conseguiu superar a falta de potência e andar no mesmo ritmo dos “ponteiros” Jacques e Vitor Baptista, que duelavam pela liderança. Nas voltas iniciais o veloz trio e Lucas Annuza, o quarto colocado, conseguiu destacar-se do restante do pelotão, com Raucci pacientemente acompanhando de perto Baptista e Jacques e “estudando” os melhores pontos para buscar as ultrapassagens nas voltas finais.
Decorrida mais de metade da corrida, Baptista ultrapassou Jacques e assumiu a liderança e duas voltas depois Giuliano também conquistava a posição de Jacques, tomando a segunda colocação e partindo para o ataque sobre Baptista. Faltando apenas duas voltas para o encerramento da disputa era o momento certo para tentar o “bote” final, que garantiria para o “Dollynho” a vitória da corrida e a liderança do campeonato.
Todavia Baptista não estava disposto a entregar fácil a vitória e recrudesceu no momento da ultrapassagem, com os karts se tocando e Giuliano saindo para o gramado que margeia a pista. Na tentativa de voltar rapidamente para o traçado, Giuliano acabou recebendo mais um toque, desta feita de outro piloto que vinha mais atrás e, com isso, perdendo mais algumas posições.
Na última curva do traçado adotado para essa rodada Baptista e Jacques se enroscaram, deixando a vitória para Lucas Annuza que seguia em terceiro. Annuza estava no lugar certo, na hora certa. Matheus Jacques completou na segunda colocação, com Baptista em terceiro e Giuliano Raucci cruzando a linha de chegada na oitava colocação. Porém os Comissários Desportivos entenderam que as manobras de Vitor Baptista não haviam sido dentro dos critérios desportivos, determinando a aplicação de acréscimo de dez segundos ao tempo total de prova do piloto, que, com a pena imposta, caiu para a nona colocação e Giuliano ficando com a sétima colocação final dessa prova.
“Foi uma pena, pois apesar de termos dificuldades com o rendimento do motor o Giuliano conseguiu superar com grande pilotagem a desvantagem e ficar em condições de ganhar a corrida nas voltas finais. Mas acho que o Baptista não percebeu que o Giuliano já estava ultrapassando e voltou para dentro da curva, causando a batida. Mesmo assim conseguimos manter a segunda posição no campeonato e com chances reais de conquista do titulo”, esclareceu Victor Chiarella, team owner da equipe KartZoom, ao final dessa primeira rodada do play-off.
Segundo Toque
No final da tarde do sábado, Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) voltou ao traçado do Kartódromo Internacional Granja Viana, desta feita para a tomada de tempos classificatório e a corrida da categoria Super Cadete. Nos cinco minutos reservados à definição do grid de largada Giuliano conseguiu estabelecer a marca de 52s381, que lhe rendeu a terceira posição do partidor.
Com um kart perfeitamente ajustado para render mais na segunda metade da corrida – fato que lhe rendeu a melhor volta da prova, com a marca de 51s868, melhor que a conquistada na classificação – Giuliano largou bem, assumindo de pronto a segunda colocação da corrida, logo atrás de Rafael Martins, que partira da posição de honra e liderava a prova.
Nas voltas iniciais o trabalho de Giuliano seria redobrado, já que sem o rendimento ideal de seu micromonoposto até que o conjunto obtivesse o perfeito aquecimento de pneus e do propulsor, a expectativa da equipe KartZoom era de Giuliano ter de “administrar” o assédio dos demais competidores. Depois que a pressão de ar dos pneus chegasse ao ideal e a temperatura do motor lhe permitisse obter o rendimento máximo da “máquina”, a expectativa era de que Giuliano descontasse rapidamente a diferença para o ponteiro e buscasse conquistar a vitória.
Todavia, ainda nas primeiras voltas Lucas Vieira perdeu o ponto de frenagem, atingindo violentamente a traseira do kart do “Dollynho” e subindo perigosamente em suas costas. Com a batida, Giuliano caiu para a terceira posição, bastante distanciado de Sergio Guimarães Filho, que assumiu a vice-liderança da corrida. Mesmo passando a andar em ritmo de classificação, a corrida de “tiro curto” – apenas quinze voltas – não lhe permitiu melhorar o posicionamento, completando a corrida na terceira posição.
“Já estávamos um tanto frustrados com o resultado da corrida da Cadete, em razão do acidente que tirou as chances de vitória, por isso ‘caprichamos’ na estratégia da prova da Super Cadete para buscar o alto do pódio e, ao menos, empatar em pontos com o líder do campeonato. Mas novamente fomos prejudicados por um toque de corrida de outro adversário e perdemos não apenas a chance de vencer, mas também pontos importantes para o resultado final do play-off. Pelo menos mantivemos a segunda posição na tabela, mas a diferença subiu de cinco para quatorze pontos e agora não podemos mais errar, ou ter problemas: É vencer, ou vencer”, detalhou o preparador Victor Chiarella.
A próxima etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana está marcada para acontecer no dia 3/10, no Kartódromo Internacional Granja Viana.