O piloto William Freire (MV Racing/ MOA/ Mega Kart/ Dolly/ Krones/ PPK/ MotorBiz) foi o vencedor da Copa São Paulo de Kart Granja Viana 2009, pela categoria Executive Graduados.
A etapa final do certame aconteceu no último sábado (7), no kartódromo da cidade de Cotia (SP), e William precisava apenas chegar à frente de seu principal oponente, Fernando Gomes Croce.
Depois de marcar a pole-position, William liderou toda a prova, mas sofrendo forte pressão de Croce. A poucas voltas do final, Croce teve problemas no kart e cruzou a linha de chegada empurrado pelo kart de outro competidor, o pai dele, Fernando Croce.
William comemorou muito o feito, após chegar à sétima vitória em 10 provas realizadas, marcando 92,4% dos pontos possíveis no campeonato. “Estou muito contente com o título, essa prova final era decisiva e o Croce estava muito próximo, não foi fácil. Queria destacar que ele foi muito correto e em nenhum momento usou de deslealdade em nossas disputas, o que é muito importante”, elogiou Freire.
Bom resultado na Stock 125, decepção na Shifter
William ainda participou de mais duas provas no mesmo sábado. Pela Stock 125, um excelente terceiro lugar na prova deixou a dupla Roberto Azana / William Freire em quarto lugar no campeonato, um resultado muito comemorado, visto que o time é o único que utiliza um motor Fireball, sabidamente mais lento que os Parilla das outras equipes.
Na Shifter, cuja prova valeu tanto para a 10ª etapa do certame da Granja como para o Campeonato Brasileiro de Shifter, Freire obteve um bom terceiro lugar, atrás apenas dos irmãos Danilo e Dennis Dirani.
No domingo (8), entretanto, Freire não teve a mesma sorte. Com um desgaste muito grande dos pneus, não finalizou tão bem a primeira bateria do dia. Na bateria final, quando ocupava o terceiro posto, teve que abandonar após o pneu traseiro esquerdo “descolar” da roda.
Em busca da primeira vitória no Itaipava Trofeo Maserati
Após grandes apresentações, em especial na etapa de Curitiba ocorrida no dia 1º de novembro, William Freire vem sendo um dos destaques no Itaipava Trofeo Maserati, categoria de carros de turismo que utiliza os bólidos italianos em seu grid.
Em Curitiba, Freire largou da terceira posição, mas assumiu a liderança já na primeira curva. Fazendo tempos cerca de um segundo por volta inferiores aos dos adversários, já abria uma vantagem de 11 segundos para os concorrentes e estava a quatro voltas de entregar o carro ao companheiro de equipe, Marçal Melo, quando um problema na roda dianteira o tirou da prova.
“O carro estava excelente, conseguimos descobrir um problema que existia no câmbio há várias corridas, e estava dando tudo certo. Eu entregaria o carro para o Marçal, que apenas precisaria administrar a vantagem para vencermos pela primeira vez no ano, mas um outro problema aconteceu. Cheguei no final da reta, a cerca de 230 Km/h, e descobri que não tinha freio nenhum. Ainda bem que consegui fazer o carro rodar e perder velocidade antes de entrar na brita e bater. É uma pena, agora vamos ver como nos sairemos em Interlagos”, comentou o piloto.
A etapa paulista encerra o campeonato, e será realizada nos dias 27, 28 e 29 deste mês.