Neste sábado, dia 13, o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), mais uma vez recebeu o circo da Copa São Paulo Light de Kart para a realização da sétima etapa do campeonato. A exemplo das provas anteriores o número de inscritos foi muito expressivo e atingiu a marca de 102 pilotos.
A primeira corrida do dia reuniu os jovens pilotos da categoria Mirim. Os 11 karts do grid fizeram uma prova bem disputada onde, novamente, brilhou a estrela do goiano Luiz Felipe Branquinho. Após ter largado do terceiro posto, Branquinho precisou de apenas três voltas para assumir a liderança e não mais perdê-la até a bandeirada final. Caíque Vali, o pole position, chegou em segundo e João Felipe Marques, o terceiro. A vaga para o Grande Prêmio RBC ficou com Caíque Valli, uma vez que Branquinho já havia conquistado a sua em outro evento.
Na Cadete, que reuniu 21 competidores, quem venceu foi o piloto carioca Renato Júnior. Após marcar a pole position o garoto sustentou-se na primeira posição mesmo sob os fortes ataques de João Manuel, seu companheiro de equipe, que vinha em segundo. Os dois passaram toda a bateria colados e receberam a bandeirada respectivamente na primeira e segunda posições. Flávio Santos cruzou a linha de chegada em terceiro.
A maior surpresa do final de semana aconteceu na categoria Júnior Menor. Após dominar os treinos livres desde a quinta-feira, fazer a pole position e liderar a prova até três voltas para o final o mineiro João Pedro Archer viu sua primeira vitória do ano escapar pela simples ruptura da mangueira de combustível. Com isso, a vitória caiu no colo de Victor Franzoni, que vinha quase cinco segundos atrás. Maurício Júnior terminou em segundo e Matheus Rotta em terceiro.
Uma das provas mais empolgantes da tarde foi a da categoria Júnior. Após marcar a pole Jonathan Louis manteve-se na ponta muito pressionado por Guilherme Silva, o segundo. Ambos logo se destacaram do restante do pelotão e fizeram uma corrida à parte. Eles se ultrapassaram algumas vezes e, na última volta, Silva superou Louis no miolo do circuito. Na última curva, porém, na ânsia de recuperar a vitória, Louis ultrapassou novamente Silva. Porém, foi penalizado em 10 segundos por atitude anti-desportiva. Assim, a vitória ficou com Silva, seguido por Guilherme Salas, em segundo e Arthur Oliveira, em terceiro. Louis ficou com a quinta posição.
As categorias Master A e B fizeram um grid único com 11 pilotos. O completo domínio foi de Fernando Gomes Croce, da A, que fez a poleposition, melhor volta e venceu a prova. Pela B o nome do sábado foi o de Márcio Salomão, que fez a pole position e venceu. Marcello Meneghel chegou em segundo e Richard Salgado foi o terceiro.
Com os pilotos mais experientes do Light, a categoria Super Sênior levou 10 pilotos para a pista. Após marcar a pole position, José Amorim Júnior teve problemas e não conseguiu completar nem a primeira volta. Jaime Drummond, que havia largado do quarto lugar, impôs um forte ritmo e logo começou a buscar posições para, antes da metade da bateria assumir a liderança. Nesta primeira posição ele manteve-se até a bandeirada final que foi muito comemorada por ele e pela equipe Landão Racing. Antônio Ramos terminou pela segunda posição e Luiz Nista, em terceiro.
Na Sprinter B quem marcou a pole foi o Campeão Brasileiro Luir Miranda. Na prova, entretanto, ele e Pietro Fantin fizeram uma corrida à parte. Ambos se destacaram rapidamente do restante do pelotão e protagonizaram uma bela disputa. Fantin acabou vencendo com Miranda em segundo e Matheus Protti, em terceiro. Protti levou também a vaga para o Grande Prêmio RBC, uma vez que seus dois concorrentes já haviam conquistado o direito de disputar o prêmio.
Finalizando as atividades, a categoria Sprinter A tomou a pista com 12 pilotos. O sábado nesta classe foi de Luiz Felipe Derani que, com certa facilidade, dominou tanto a tomada de tempos como a corrida e venceu de ponta a ponta. Fabiano Machado terminou em segundo e Pedro Rodrigues, em terceiro. Mereceu também destaque a prova do Campeão Brasileiro Gabriel Navarrete que, após largar da última posição, superou oito adversários e terminou em quarto.
O Light entra agora em recesso até o princípio de outubro. A oitava etapa será realizada no dia quatro, também no Kartódromo Aldeia da Serra.
A Copa São Paulo Light 2008 é uma realização da Federação de Automobilismo de São Paulo com organização do Interlagos Motor Clube e promoção da RBC Preparação de Motores. Apoio: Hotel Formule-1 Tamboré, Birel Sudam, Artmix, AG Kart – MG Pneus, Mahogany e Sabiá Racing.