O Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), recebeu neste sábado, dia 03 de março, a segunda etapa do Campeonato Paulista Light RBC 2007. Ao todo 108 pilotos participaram das disputas entre as categorias Cadete, Júnior Menor, Júnior, Master A e B, Sprinter A e B e Super Sênior.
Além do elevado número de pilotos, um fator, especialmente, deixou muito animado o empresário Rafael Cançado, promotor do Campeonato. “Este é o quinto ano do Light e a cada prova buscamos nos aprimorar na manutenção e preparação dos motores. Na prova de hoje conseguimos atingir o nível máximo de qualidade uma vez que não registramos nenhuma quebra. Este fato nos deixa animados, pois reflete o cuidado e o exigente padrão de procedimentos que adotamos em nossa empresa. Outro fator muito bom foi o crescimento de 10% no número de pilotos no grid. Isso chega para nós como confiança e credibilidade no único Campeonato que, efetivamente, já começou no estado de São Paulo”, comemorou.
Nas provas as disputas foram de arrepiar e, em mais de uma oportunidade, mais de cinco pilotos passaram pela liderança das disputas. Com 22 karts alinhados a categoria Cadete novamente foi a mais movimentada. Os pequenos pilotos mais uma vez deram uma verdadeira aula de pilotagem. Erik Gasparini marcou a pole, mas, desde a largada foi pressionado pelos karts de Victor Guimarães, Olin Gali, Maurício Júnior e os irmãos Yago e Yuri Cesário. Erik, Victor e Maurício abriram pequena distância na frente enquanto os outros disputavam a quarta posição um pouco mais atrás. Assim se passaram várias voltas até que, a três voltas do final este pelotão se uniu deixando então, indefinido, quem seria o vencedor. Na última volta, em uma manobra arrojada, os irmãos Yuri e Yago ultrapassaram quatro adversários de uma só vez pulando para primeira e segunda colocação. O público delirou com a manobra e os meninos comemoraram muito a vitória. Gasparini chegou na terceira posição.
A segunda prova foi a da categoria Júnior Menor. Cacé Almeida saiu da pole-position, mas logo perdeu a liderança para Guilherme Salas, que havia largado
Pela nova programação do Light a terceira prova do dia reuniu os pilotos da categoria Master A. O baiano Nilton Cruz Júnior saiu da pole e imprimiu um forte ritmo nas primeiras voltas, seguido de perto por Luiz Sousa e Jorge Borelli. Mas, com o desenrolar da prova, o kart de Borelli rendia muito bem e mais poucos voltas foram necessárias para que ele assumisse a ponta e abrisse quase três segundos de vantagem até a bandeirada final. Nilton Cruz firmou-se na segunda posição e nela ficou até o final e, Fábio Gomide, que havia largado na quinta posição, após belas ultrapassagens conseguiu terminar em terceiro.
Na prova da categoria Júnior Eduardo Banzoli Filho foi absoluto desde a tomada de tempos e não permitiu a aproximação de nenhum adversários. Liderou a tomada de tempos assim como a prova de ponta a ponta e assegurou de forma plena a vitória na etapa. Fernando Filho, de Belo Horizonte, terminou em segundo e Fábio Gamberini, o Campeão Brasileiro de 2005 foi o terceiro.
Na prova das categorias Master B e Super Sênior, além dos pilotos que já costumam participar do Campeonato, competiu na categoria Super Sênior o piloto da Stock Car Antônio Jorge Neto. “Nunca havia andado de kart na minha vida. Comecei nas motocicletas e depois fui direto para os carros. A sensação é completamente diferente da Stock e a forma de direção é bem mais sensível. É muito bom. Gostei do esquema do Light e pretendo competir nas provas que não coincidirem com o calendário do nosso Campeonato”, afirmou o piloto.
Na prova, quem saiu da pole foi Massayuki Katsui. O piloto, que é da categoria Super Sênior, não demorou muito para ser superado por Fábio Machado e Rodrigo Sein, deixando-o no terceira colocação. Fábio e Rodrigo eram mais rápidos e logo foram abrindo distância em relação ao restante do pelotão. Há cinco voltas para o final, porém, Fábio ultrapassou Rodrigo. Nesse instante Rodrigo tentou recuperar a posição, mas acabaram se tocando e os dois saíram da prova. A esta altura Marcelo Okazaki, que estava em terceiro assumiu a ponta e levou seu kart para a vitória na Master B. Nesta categoria Marcus Pinheiro foi o segundo e Paulo Moreira o terceiro. Na Super Sênior Katsui ficou com a vitória, seguido por Antônio Jorge Neto e Jayme Drumond.
A penúltima prova do dia reuniu os pilotos da Sprinter B. Victor Caliman saiu da pole e durante as 25 voltas da prova não deu chances de aproximação para seus adversários. Guilherme Silva e Gustavo Bertechinni, que vinham respectivamente em segundo e terceiro também não se ameaçaram. Nas últimas voltas da prova Guilherme e Gustavo até tentaram uma aproximação em relação ao líder, mas, já sem tempo para as ultrapassagens. Dessa forma, Caliman ganhou com Guilherme em segundo e Gustavo
Como de costume a categoria mais rápida do Paulista Light é a que fecha a programação do evento. Assim, a categoria Sprinter A veio à pista trazendo Henrique Lambert na pole position seguido por Alexandre Ruiz e Alexandre Rosário. Na prova, contudo, quem foi unânime foi o baiano Alexandre Rosário. O campeão do Light na categoria Sprinter B no ano passado assumiu a ponta ainda na primeira volta e, daí por diante, a cada volta fez crescer sua vantagem em relação aos concorrentes. Lambert e Ruiz ainda ensaiaram uma disputa, mas, com problemas no sistema de combustível, Lambert acabou perdendo uma volta e saindo da disputa. Melhor para André Negrão que com isso herdou a terceira posição e nela permaneceu até a bandeira. Ruiz chegou em segundo e Rosário comemorou muito a primeira vitória na nova categoria. Mereceu destaque também a prova de Vinícius Sammarone que após largar da 10ª posição fez uma prova recuperação, com arrojadas ultrapassagens e chegou em quinto.
A próxima etapa do Paulista Light também será realizada no Kartódromo Aldeia da Serra, no dia 07 de abril.
O Paulista Light RBC 2007 é uma realização da RBC Preparações de Motores Ltda com organização do Interlagos Motor Clube e supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo. Apoio de Birel Sudam, Mahogany, AG Pneus, Kart Mini, Botto Auto Gear, Artmix e Lico.