Neste fim de semana, encerrando o mês de janeiro, o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na região metropolitana paulista, recebeu pilotos e equipes para as disputas da primeira de dez etapas da Copa São Paulo Light. Exatos 131 pilotos participaram do evento, que contou com oito categorias em disputas no sistema de rodadas dupla.
Conforme anunciado, várias novidades fizeram parte da competição. Desde uma nova programação visual, com portais infláveis e várias bandeiras espalhadas pelo kartódromo, até a comentada transmissão das corridas ao vivo, que foi realizada com grande sucesso pela Agência Espacial Produções.
Outro ponto que certamente ajudou a atrair mais competidores foram as novas premiações oferecidas, como isenção de taxas de inscrição e aluguel de motores para a próxima etapa da temporada, assim como jogos de pneus para os pilotos das categorias Cadete e Super Sênior.
Na pista, São Pedro teve uma parcela de participação no dia de corridas. Depois das tomadas de tempos com pista seca, algumas provas foram disputadas com chuva e pista molhada. Por volta das 11 da manhã, porém, o sol mostrou sua força e brilhou forte até o fim das atividades.
Devido aos incentivos e a grande divulgação do Projeto Piloto do Futuro, o maior número de pilotos do dia foi a Cadete que trouxe para a pista 27 karts e muita competitividade fizeram parte de toda a programação desta classe. Gabriel Gomez mostrou personalidade ao registrar a pole-position e vencer a primeira corrida. Pedro Braga venceu a segunda. No somatório da etapa os três primeiros colocados ficaram empatados com 18 pontos, mas, pelos critérios de desempate a vitória ficou com Gomez, seguido por João Vitor Camargo e Pedro Braga.
A segunda categoria a entrar na pista foi a Júnior Menor. 20 garotos estiveram no grid, com destaque para vários competidores que subiram da Cadete e andaram muito bem durante todas as atividades. Gabriel Bortoleto fez a pole-position, mas, sob chuva, quem venceu a primeira corrida foi Guilherme Figueiredo. Bortoleto venceu a segunda e, pela soma dos resultados, foi o vencedor da etapa. Kiko Porto foi o segundo e Bruninho Monte o terceiro.
Com 24 pilotos na pista e também tendo recebido vários pilotos promovidos da categoria anterior, as provas da Júnior foram extremamente disputadas e mostraram um grande amadurecimento dos pilotos. Diego Ramos marcou a pole-position, mas venceram as corridas Christian Fliter e Gianluca Petecof. Na soma da etapa Gianaluca foi o vencedor, com Derek Ryan em segundo e Christian em terceiro.
Encerrando a programação da manhã, já com a pista seca, a Sprinter tomou à pista para suas atividades. Campeão do GP RBC 2015, o piloto Enzo Prando marcou a pole-position e venceu a primeira bateria. Na segunda prova, com o grid invertido, quem levou a melhor foi Guilherme Camilo. Na soma da etapa Camilo levou a melhor, com Vitor Reggi em segundo e Prando em terceiro.
Passada a programação de premiação da manhã, as classes do período da tarde tomaram o traçado, sendo a Graduado primeira a ir para a pista. Pilotos experientes, como André Nicastro, dividiram curvas com os Júniores que acabaram de ser promovidos, fazendo duas baterias muito disputadas. Arthur Leist garantiu a pole-position, mas a experiência falou mais alto e André Nicastro chegou na frente nas duas baterias. Porém, o resultado encontra-se sub-júdice para análise técnica de um dos karts vistoriados.
Sênior e Sênior "B", a exemplo do que aconteceu em toda a temporada 2015, competiram juntas e os grandes beneficiados foram sem dúvidas os pilotos da "B" que, com isso, puderam aprender e se espelhar nos experientes pilotos da classe mais veloz. Danilo Ramalho fez a pole e venceu as duas corridas na "A", enquanto que Lucas Salles fez o mesmo na "B". No geral da etapa, pela categoria "A", Adriano Pizzonia ficou com a segunda posição e Patrick Sargo com o terceiro lugar. Na "B" a segunda posição ficou com o goiano Miro Cruz.
Os mais experientes e animados pilotos do Light são, sem dúvida, os competidores da Super Sênior. Sempre sorrindo e de bom humor, fora das pistas são grandes amigos. Porém, quando fecham a viseira, disputam de igual para igual e as corridas são sempre muito emocionantes. Esta rodada foi completamente dominada por Ricardo Thomazzi, que fez a pole-position e venceu as duas corridas. Christiano Mattheis ficou com o segundo lugar e Maique Paparelli com o terceiro posto do pódio.
Encerrando a programação, os karts com motores Honda de 400cc tomaram a pista para as atividades da F4. Luciano Taue marcou a pole-position, mas, em corridas bastante disputadas, ele não conseguiu se manter na primeira posição. Rodrigo Anzanello venceu a primeira prova e Vinícius Escarlate a segunda. O grande vencedor do dia foi Escarlate, com Anzanello em segundo e Taue no terceiro lugar.
PREMIAÇÃO EXTRA AGITOU O PÓDIO - Assim como anunciado, durante a premiação do pódio de todas as categorias foram feitos os sorteios das isenções de taxas de inscrição e aluguel de motores para a próxima etapa da temporada, assim como dois jogos de pneus para Cadete e Super Sênior. Confira abaixo os premiados:
CADETE
Inscrição - 12 - José Augusto
Pneu - 90 - Bruno Possenti
JUNIOR MENOR
Inscrição - 12 - Francisco Porto
Motor - 95 - Bruno Monte
JUNIOR
Inscrição - 73 - Enzo Elias
Motor - 101 - Gianluca Petecof
SPRINTER
Inscrição - 74 - Vitor Reggi
Motor - 12 - Henrique Paixão
GRADUADOS - Não teve sorteio, resultado está sub-júdice.
SENIOR
Inscrição - 105 - Ernandes Onassis
Motor - 35 - Patrick Sango
SUPER SENIOR
Inscrição - 13 - Ussama Ferdinian
Motor - 880 - Maique Papareli
Pneu - 180 - Ricardo Thomazi
F4
Inscrição - 177 - Roberto Castro
Motor - 777 - Luciano Taue
No mês de fevereiro o Light não terá corridas e a segunda etapa do ano será no primeiro fim de semana de março, no sábado, dia dois, no mesmo Kartódromo Aldeia da Serra.
A Copa São Paulo Light é uma realização do departamento de kart da Federação Paulista de Automobilismo, com promoção da RBC Motorsports e patrocínio IAME, HONDA Produtos de Força, MG Tires, RR Racing Team, Techspeed, Birel Sudam e Kart Mini.