"Tinha um adversário no meio do caminho". A brincadeira com o conhecido poema de Carlos Drummond de Andrade serve bem para ilustrar o que foi a estréia do piloto Jean Claude Paturle (Micronic/ AMG) na temporada 2008. Em um fim de semana complicado, com problemas nos treinos, a chance de uma boa corrida na primeira etapa da Copa São Paulo Light, competição com motores sorteados, esbarrou na segunda curva do circuito de Aldeia da Serra. Diante de um acidente envolvendo quatro adversários, o mineiro, que largou em décimo, e já aparecia em quarto, não conseguiu evitar o kart de Jonathan Louis, atravessado na pista, e bateu em cheio, entortando o bico e o pára-choque.
Com a dianteira do kart comprometida – a carenagem começou a arrastar em um dos pneus dianteiros – o mineiro prosseguiu na prova apenas para acumular voltas e tempo de pista, já pensando na abertura do Campeonato Paulista, domingo. Ainda conseguiu receber a bandeirada em nono entre os 14 karts que largaram na bateria da categoria Júnior.
As dificuldades tiveram início antes dos treinos cronometrados. Depois de andar constantemente entre os quatro primeiros, Jean sentiu que o motor PCR III que havia recebido no sorteio não rendia adequadamente (chegava a pouco mais de 15 mil RPMs, contra os 16 mil habituais). A decisão da equipe Quake 2 de trocar o propulsor confirmou ser a mais correta. Todo o trabalho, no entanto, não foi premiado como o time e o piloto esperavam.
"Entortou a frente toda. Não tive o que fazer. Vi aquele monte de karts batidos e não tinha por onde passar. Agora é esperar para andar bem no Paulista", comentou o piloto. A vitória na prova ficou com Eduardo Banzoli, seguido por Carlos Almeida, Guilherme Salas e pelo campeão brasileiro Guilherme Silva.