Neste sábado (2) o Kartódromo Aldeia da Serra recebeu as atividades da nona e penúltima rodada da Copa São Paulo Light. Assim como em todo o ano, pilotos e equipes de todo o país estiveram nas disputas que, de certa forma, definiram os que realmente estarão na disputa pelo título nas diversas categorias.
Em provas muito disputadas, a tônica do dia foi dada pelas grandes ultrapassagens e pelo grande número de pilotos disputando as primeiras posições. De maneira contundente também um título já foi matematicamente definido. Na Júnior o brasiliense Pedro Cardoso conquistou o seu segundo título da temporada, após ter vencido também o Campeonato Paulista.
O dia começou com as disputas das categorias Mirim e Cadete, que competiram juntas. Com equipamentos semelhantes, dois pilotos da Mirim não tomaram conhecimento dos mais velhos e se mostraram competitivos e prontos para subirem de classe no ano que vem. Pela Cadete, na primeira bateria, a vitória ficou com Leonardo Rufino, seguido por Felipe Baptista e Marcelo Daineze Filho. Na segunda prova, Baptista foi o vencedor com Rufino em segundo e Daineze, novamente, em terceiro. Pela Mirim, após ter liderado várias voltas do pelotão geral, Rafael Câmara venceu as duas corridas com Pedro Braga em segundo.
As corridas da Júnior Menor também tiveram muitos momentos de adrenalina e definição. A pole-position foi de Gianluca Petecof, mas,a primeira bateria foi vencida por Marcel Della Colleta. A corrida foi bastante disputada, com várias trocas de posição, e quem acabou chegando na segunda posição foi Guilherme Peixoto, com João Vitor Rosate em 3º. Na segunda bateria as brigas na pista continuaram fortes e, mais uma vez, Colleta venceu, colocando com isso a mão no título da temporada. Rosate chegou no segundo lugar e Petecof em terceiro.
Com motores preparados, a categoria Júnior fez a terceira rodada de provas do dia. Rafael Martins fez a pole-position, mas quem dominou a etapa, assim como no restante da temporada, foi o brasiliense Pedro Cardoso. Em momento único da carreira, o piloto venceu as duas corridas do sábado e, assim, venceu a etapa, ampliando a sua vantagem na liderança e atingindo uma pontuação que já lhe dá, matematicamente, o título da temporada. Na primeira corrida Martins chegou em segundo e Paulo Victor Lima em terceiro. Na segunda corrida a segunda posição ficou com Luca Castiglia e o terceiro posto com Eduardo Souto.
Encerrando as provas da manhã a Sprinter tomou o traçado. Lutando ponto a ponto pelo título da temporada, o mineiro Evandro Bambirra, de Governador Valadares, mostrou que realmente está pronto para ser o campeão. Na primeira corrida ele venceu com mais de quatro segundos de vantagem para o segundo colocado e, na segunda, ele chegou em segundo, ciente de que esta posição lhe daria a vitória na etapa. Lucas Villela foi o segundo na primeira prova seguido por Bruno Baptista. Já na segunda corrida Baptista venceu com Marcelo Costa em terceiro.
As atividades da parte da tarde foram iniciadas com as provas da categoria Sênior. Em uma disputa polarizada pelos pilotos de "fábrica", a garra e determinação dos competidores marcou as corridas. Fernando Oizumi fez a pole e liderava a primeira corrida, mas, com problemas no escapamento, foi obrigado a abandonar. Com isso Alain Sisdeli venceu, com Eduardo Dieter em segundo e Ricardo Thomazi em terceiro. Na segunda prova, vindo de último, Oizumi conseguiu vencer, seguido de Sisdeli e Carlos Pereira. Destaque nesta prova para o retorno de Renato Jader David às categorias de 125cc. Piloto com vários anos de experiência no kart, com passagens por algumas categorias de Fórmula e Turismo, o paulista já disputara o Brasileiro na F4.
21 pilotos se alinharam no grid que reuniu as categorias Super Sênior e Sênior "B". Antônio Ramos fez a pole-position, mas, com problemas, não conseguiu uma boa largada e teve de abandonar. Melhor para o carioca Christiano Mattheis que, em recuperação, conseguiu superar os concorrentes e vencer. Jorge Borelli chegou em segundo e Massayuki Katsui foi o terceiro. Pela classe "B" o vencedor foi Vinícius Serafim seguido por Marcos Regadas e Vinícius Escarlate. Na segunda bateria Mattheis repetiu a dose, vencendo mais uma vez. Jorge Borelli novamente foi o segundo e Fábio Figueiredo o terceiro. Na "B" Serafim também venceu de novo com Escarlate em segundo e Regadas em terceiro.
Encerrando o sábado de competições a Graduado tomou a pista da Aldeia da Serra. A competitividade desta classe estava tão acirrada que os nove primeiros colocados da tomada de tempos estiveram separados por menos de dois décimos. A pole foi de André Castro. Nas corridas, porém, a história foi diferente. André Nicastro venceu a primeira e liderava a segunda, mas acabou abandonando com um problema mecânico. Melhor para Vinícius Papareli que conseguiu assim a vitória da segunda bateria. Na corrida inicial Vitor Baptista chegou em segundo e Pietro Rimbano em terceiro. Na segunda Rimbano foi quem chegou em segundo e Baptista em terceiro.
A Copa SP Light entra em seu último recesso do ano. A última e decisiva prova da temporada será disputada no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia sete de dezembro.