A pouca idade não é problema para o piloto passo-fundense de kart, Bruno Bertoncello dos Santos. Aos nove anos, ele é o único representante gaúcho na disputa da Copa São Paulo Light, que está sendo realizada em 10 etapas, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri. Na primeira delas, dia 16 de fevereiro, ele chegou na 11ª colocação. Neste sábado, Bruno corre a segunda etapa.
O piloto corre de kart desde 2007. Empolgado pela paixão da família com a velocidade, já que o pai Albani foi piloto e o irmão disputa o Rallye de Regularidade, ele passou a disputar provas. “Eu sempre gostei muito de correr, mas infelizmente meu pai não pôde bancar as despesas. Com o Bruno, vamos buscando apoio para que ele possa continuar correndo”, aponta Albani. Alguns patrocinadores estão investindo no garoto que leva o nome da cidade para todo o país. “Lá tem competidores do Brasil inteiro, mas principalmente de Rio e São Paulo. O Bruno é o Rio Grande, porque é o único gaúcho e precisa ser reconhecido”, completa o pai.
Subindo da categoria Mirim, o piloto começa a fazer bonito também pela Cadete e conseguiu a sexta colocação no grid de largada entre os 32 competidores na primeira etapa da Copa São Paulo Light. O passo-fundense esteve entre os três primeiros e terminou na 11ª colocação depois de ser tocado pelos rivais.
Bruno Bertoncello dos Santos já tem vários compromissos para a temporada 2008. Ele disputará mais nove etapas da Copa São Paulo Light, as três etapas do Sul-Brasileiro, o Brasileiro e a Copa Brasil, além do Catarinense e o Campeonato Gaúcho. Além disso, Bruno foi um dos convidados a disputar a corrida de inauguração do Velopark, em Nova Santa Rita. O complexo é o maior da América do Sul.
Um dos desafios de Bruno é encontrar outros patrocinadores que garantam o custeio das principais despesas nas viagens, já que a cada deslocamento para o centro do país os custos chegam a R$ 2 mil.