Apenas uma semana após receber a abertura do Campeonato Paulista, neste sábado (1º) o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, vai ser o cenário para a primeira rodada dupla da Copa São Paulo Light, um dos mais importantes certames da modalidade no Brasil.
Este campeonato se caracteriza essencialmente pelo sorteio de motores entre os concorrentes da maioria das categorias, como forma de diminuir custos e promover um maior equilíbrio. Quarto colocado na categoria Sprinter no ano passado, Rodrigo Baptista (SPFC) quer começar a temporada brigando diretamente pela vitória, como já fez no Campeonato Paulista.
"Neste final de semana estarei mais em forma do que na semana passada. E o meu pensamento é voltado exclusivamente para a vitória. Estou com um bom chassi e se tiver sorte no sorteio de motores, vou brigar diretamente pela vitória. Meu objetivo não é vencer apenas turnos, é ser campeão neste ano", avisa Rodrigo, que em 2013 venceu o primeiro turno.
O sistema de pontuação do Light será separado em três turnos, sendo que as quatro primeiras rodadas valem pelo primeiro turno; as rodadas seis a nove pelo segundo turno, e as rodadas de número cinco e dez valem pelo terceiro turno e têm pontuação maior, fazendo com que os campeões sejam conhecidos apenas na última rodada. Tanto no primeiro turno como no segundo os pilotos são obrigados a descartar o pior resultado, não tendo a obrigatoriedade de estar inscrito na prova para descartá-la.
"Este ano vamos tentar ser mais constantes para voltar a brigar pelo título. Vou partir pra cima desde a primeira corrida, quero ir atrás das vitórias e vamos correr atrás do título na final", confia o fanático torcedor do São Paulo Futebol Clube.
Já Bruno Baptista (TekBond), que foi promovido para a categoria Graduados depois de alcançar em 2013 o título de Vice-campeão do Light e o bicampeonato no GP RBC, quer começar este campeonato brigando pelo pódio. A categoria Graduado, bem como a Júnior, utiliza motores próprios e preparados de cada piloto.
"Na abertura do Campeonato Paulista eu tive um bom kart da Nelsinho Competições, com um motor confiável e rápido da Tibola Preparações. Isto me dá confiança, depois daquela primeira experiência, de brigar no pelotão da frente. Na Graduados a maioria dos pilotos tem muita experiência, mas quem está chegando agora tem que mostrar serviço logo, ou fica pra trás", analisa Bruno.
Para o chefe de equipe e ‘coach’ dos primos Baptista, ambos têm equipamento para brigar no pelotão dianteiro. "O chassi deles está bem preparado, eles já conhecem e treinaram bem em Interlagos e estão muito confiantes depois da boa atuação no Paulista. Acho que o Rodrigo vai brigar diretamente pela vitória na Sprinter se for sorteado com um bom motor, e o Bruno vai estar no pelotão que briga pelo pódio, mas não será surpresa se vencer, pois talento, dedicação e garra ele tem", dispara Marcelo Piedade.