No último sábado, dia 27, os irmãos Yago e Yuri Cesário (Vizzon Jeans / Gráfica Conceito / MZ Racing), de Goiânia, fizeram no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, Grande São Paulo, a primeira prova de suas carreiras pela categoria Júnior. O evento foi a abertura da Copa São Paulo Light que, ao todo, reuniu 175 pilotos.
Com a experiência de vários títulos na bagagem e a participação em competições inclusive no exterior os irmãos se dedicaram bastante na pré-temporada e os resultados apareceram logo nos treinos livres. Yago e Yuri andaram muito bem na quinta e na sexta-feira, durante os treinos oficiais, e partiram bastante confiantes para o dia de competições.
No sábado, pela manhã, os irmãos partiram direto para a tomada de tempos e foram em busca da primeira pole-position do ano. Apesar de terem dois karts exatamente com o mesmo equipamento Yago conseguiu extrair um rendimento melhor de seu conjunto e, com o tempo de 42s822 registrou a quarta posição do grid de largada. Yuri, por sua vez, ficou com a nona posição com 43s044.
“Meu kart está “pregando” muito no chão. Não consigo acompanhar o ritmo do Yago e, agora na tomada, fiz um tempo pouco mais de dois décimos pior que o dele. Espero que a equipe consiga acertar meu chassis e possamos, juntos, brigar pela vitória”, explicou Yuri.
A corrida da Júnior teve sua largada autorizada no final da manhã. Yago, com muito arrojo, logo pulou para o segundo lugar, atrás de Emilio Kevin e, muito pressionado por João Archer. Os três rapidamente conseguiram se distanciar do pelotão. Yuri, por sua vez, aparentemente com o mesmo problema, lutava para conseguir posições. Lá na frente, entre ultrapassagens e alguns toques, os três primeiros se estudavam em busca da ultrapassagem certeira. A oito voltas do final, porém, o cabo de vale do kart de Yago se soltou, fazendo com que seu kart quase parasse na pista. Sem se preocupar com a forte descarga elétrica gerada pela peça Yago recolocou o “cachimbo da vela” na posição correta e voltou à disputa, porém, na sétima posição. Com um ritmo alucinante ele parecia não acreditar no que tinha acontecido e, duas voltas depois já estava em quinto. Mais duas voltas e já estava de volta à terceira posição, porém, sem chances de alcançar os adversários. Assim, ele recebeu a bandeirada na terceira posição e Yuri, finalizou em sétimo. João Archer venceu.
“Até agora não acredito no que aconteceu. A corrida estava na minha mão e eu estava apenas esperando o momento certo para “dar o bote”. Mas, graças a Deus consegui colocar o cabo de vela no lugar e ainda terminei a corrida em terceiro. Fiquei pesaroso pelo kart do Yuri, que realmente não estava bom. Mas, nosso equipe é muito boa e tenho certeza que vamos acertar isso para as próximas corridas”, finalizou Yago.
O próximo compromisso dos irmãos Cesário será em Belo Horizonte – MG. Entre os dias 10 e 14 de março eles irão participar do GP Brasil de Kart – RBC, primeira competição nacional da temporada 2010.