O Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, região metropolitana paulista, recebeu neste sábado, dia primeiro de outubro, as disputas da oitava etapa da Copa São Paulo Light de Kart.
Diferente do que normalmente acontece nesta região, o clima deste sábado foi grande vilão desta rodada da competição. Com temperatura que chegou a atingir os 34° e umidade relativa do ar em cerca de 18%, os pilotos sofreram bastante para acelerarem seus karts.
A primeira corrida da manhã reuniu os pilotos da Mirim. Assim como tem feito na maioria das provas da temporada, o mato-grossense Paulo Coelho dominou a corrida com facilidade e venceu com mais de 10 segundos de vantagem para o segundo colocado. Após partir da primeira posição ele rapidamente conseguiu e distanciar do restante do pelotão, deixando as brigas para os demais concorrentes. A disputa pelo segundo lugar foi bastante intensa e teve a sua definição apenas na bandeirada final. Pedro Braga chegou em segundo e Pablo Palomares em terceiro.
A Cadete reuniu em seu grid 15 pilotos e teve Diego Ramos largando da primeira posição. As 16 voltas da prova foram extremamente acirradas e os seis primeiros colocados deram um verdadeiro show de pilotagem. Com muitas ultrapassagens, a definição dos vencedores ficou realmente para a última volta. Yanni Fontana, que vem em excelente fase na temporada, venceu a corrida trazendo Ramos em segundo e Sinder Bitton Neto na terceira posição.
Dando prosseguimento às provas da manhã a Júnior Menor realizou a sua corrida. Gabriel Sereia foi o nome do dia e, depois de ter largado da pole, não mais foi ameaçado em toda a corrida e comemorou mais uma vitória, ampliando assim a liderança no campeonato. A luta pelo segundo lugar, por sua vez, foi bastante intensa. Mauro Auricchio e Sérgio Sette Câmara protagonizaram o primeiro grande duelo do dia. Após se ultrapassarem algumas vezes, Sette Câmara deixou para fazer a ultrapassagem definitiva na última volta e, assim, encerrar a corrida na segunda posição. Auricchio terminou em terceiro.
Pela Júnior o sábado foi de Vitor Baptista. Com uma pilotagem precisa e muito tranquila, o piloto da equipe ONS não demorou muito para construir uma confortável vantagem na liderança e seguir, sem nenhuma ameaça, até a sua vitória. Gabriel Fernandes chegou em segundo. A luta pelo terceiro lugar foi bastante intense entre Giuliano Forcolin e Arthur Fortunato que, mesmo sob forte pressão, conseguiu suportar aos ataques do adversário e, com isso, terminou com a terceira colocação.
Encerrando as disputas da manhã a categoria Sprinter, que até a sétima etapa fazia parte do segundo grupo de baterias, realizou sua prova. Com 18 concorrentes na pista, esta classe foi a que teve o maior grid do dia. Porém, isto não foi impedimento para que, com mais de 12 segundos de vantagem, Antônio Furlan Neto vencesse a corrida. Kenneth Rodrigues cruzou a linha de chegada na segunda posição e Dionei Caetano chegou em terceiro.
Calor deu uma trégua, mas disputas continuaram quentes
Dando prosseguimento às disputas da oitava etapa da Copa São Paulo Light, a parte da tarde contou com a realização de mais três corridas. Algumas nuvens espaçadas esconderem o sol e, com isso, amenizou-se um pouco o forte calor que fez todo o dia na pista de Barueri.
Dando início às baterias da tarde, a classe Super Cadete tomou a pista. Em um dia realmente inspirado, depois de ter vencido a corrida da Cadete, o carioca Yanni Fontana mostrou porque é uma das principais revelações do kartismo atual e venceu também na Super Cadete. Gabriel Lopes recebeu a bandeirada na segunda posição e, um pouco mais atrás, passou Juan Crespi, em terceiro.
Seguindo as corridas da tarde foi a vez dos pilotos mais experientes do Light tomarem o circuito. Na classe Super Sênior a largada teve Luiz Nista pulando na ponta, seguido por Jorge Borelli e Fernando Amorim. Borelli não demorou muito para superar Nista que, por sua vez, não deixou o concorrente escapar. Na segunda metade da prova Nista finalmente conseguiu a ultrapassagem e, logo em seguida, Amorim também superou Borelli. Assim aprova seguiu até o final com vitória de Nista, Amorim em segundo e Borelli em terceiro.
A última prova deste sábado reuniu os pilotos da Master “A” e “B”. Marcelo Meneghel (A) partiu da primeira posição e se manteve na ponta durante as duas primeiras voltas. Porém, de forma bastante estranha, começou a chover no kartódromo deixando a pista um verdadeiro “sabão”. Rapidamente esta chuva parou, mas foi o suficiente para fazer com que vários pilotos rodassem. Quem levou a melhor nesta história foi Vinícius Corbo (B), que após superar Meneghel, assumiu a ponta para não mais perdê-la até a bandeirada final. Em sua classe a segunda posição ficou com Eduardo Pimenta e o terceiro lugar com Rodrigo Morelli. Pela categoria (A) o vencedor foi Meneghel, com Ricardo Thomazi em segundo e Diogo Zucarelli cruzando a linha de chegada na terceira posição.
O Light voltará à cena das competições no mês de novembro. A quarta corrida do segundo turno da competição também será disputada no Kartódromo Aldeia da Serra no dia 5. Vale lembrar que esta prova será a última classificatória para o GP RBC 2011.