Apesar de não estar competindo regularmente nas etapas da Copa São Paulo Light, o piloto paulista Yurik Carvalho (Splash Bar / Birel / AMF Kart Parts), da categoria Júnior Menor, disputou neste sábado, dia 16, a terceira etapa da competição, realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul da capital Paulista.
Visando sua preparação para o Campeonato Brasileiro, que será disputado naquela pista no mês de julho, Carvalho e a equipe Camargo Racing decidiram de última hora a participação na corrida. Assim, sem muita possibilidade de treinos, Yurik participou dos treinos livres apenas na sexta-feira e, deste modo, não teve muito tempo para “passar” todos os equipamentos.
A programação oficial da etapa foi toda desenvolvida na manhã de sábado. Após o treino com o motor sorteado na tarde de sexta, Yurik ficou satisfeito com o desempenho do conjunto. Depois de passar um jogo de pneus e alguns componentes do kart, a equipe Camargo Racing encarou que estava com tudo pronto para a tomada de tempos. Nesta sessão classificatória Carvalho não conseguiu um bom posicionamento na pista e, com o tempo de 54s819, ficou apenas com a quinta posição no grid de largada.
Ciente de que estava com um bom conjunto em suas mãos, Yurik partiu animado para a corrida. Após uma largada espetacular ele assumiu a liderança da corrida na segunda curva. Ainda na primeira volta o gaúcho Bruno Bertoncello fez a ultrapassagem sobre ele, mas, com muita garra o representante do Splash Bar conseguiu dar o “xis” e reassumiu a ponta da corrida. No primeiro posto ele passou algumas voltas, mas acabou sendo superado por Zaiya Fontana e Luca Castiglia, caindo para o terceiro lugar. Juntos os três pilotos passaram toda a prova, como se estivessem em comboio, sem a tentativa de nenhuma ultrapassagem. A três voltas para o final, porém, Castiglia que era o segundo ultrapassou o líder e trouxe Yurik contigo. Assim eles passaram até a última volta até que, na tentativa de assumir a liderança, Yurik acabou ficando na parte suja da pista e perdendo a segunda posição. Castiglia com isso abriu um pouco e venceu a bateria. Zaiya chegou em segundo e Carvalho em terceiro.
“A corrida foi muito divertida. Meu kart, o do Zaiya e o do Castiglia tinham rendimentos quase iguais e, por isso, estava muito difícil de me manter na ponta. Sabíamos que o Sereia vinha tirando diferença e, por isso, achei melhor deixar para definir as coisas nas voltas finais. Infelizmente não consegui vencer, mas o terceiro lugar foi muito legal pelas condições da corrida”, encerrou o piloto de 12 anos.