No último sábado (22) o Kartódromo Ayrton Senna, em
Interlagos, recebeu as atividades da quarta e quinta rodada da Copa São Paulo
Light. As provas, que contaram com a participação de 160 pilotos, mostraram
sobretudo a grande força do campeonato neste delicado período de restrições
sanitárias e “novo normal”.
Prevista para ser realizada em sistema de rodada tripla,
duas baterias eram válidas pela quarta etapa, enquanto a terceira bateria valia
pontos para a quinta etapa. Como sempre acontece, o cronograma dividiu o dia
entre as categorias da parte da manhã – Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior e
F4 Júnior. No período vespertino estavam previstas para concluir a programação
as categorias Sprinter, Graduado, Sênior, Super Sênior, F4 e F4 Sênior.
Acontece, porém, que a região de Interlagos resolveu mostrar
aos pilotos e equipes do Light a sua mais pura essência. No decorrer das horas
do dia as condições climáticas variaram demais e constantemente se alternaram
entre períodos de pista seca e molhada. Essa indefinição acabou por atrasar
consideravelmente as atividades e, com isso, tornou-se impossível realizar
todas as corridas previstas. Deste modo, as categorias do período da tarde,
disputaram apenas as duas corridas da quarta etapa ficando as disputas da
quinta etapa para serem realizadas junto à programação da próxima rodada,
prevista para o dia 12 de setembro, também em Interlagos.
Se pelo lado da conclusão das atividades o clima acabou
atrapalhando, pela ótica da competitividade agregou em muito ao espetáculo que
contou com transmissão ao vivo pelo site da Federação Paulista de Automobilismo
e pelo YouTube. “Estamos buscando nos adaptar à nova realidade das
competições completamente sem público. Assim, buscamos uma forma de levar as imagens
das corridas aos fãs do esporte que puderam acompanhar de suas casas tudo o que
rolou no kartódromo durante as provas”, comentou Rafael Cançado, diretor da
RBC Motorsport.
Do ponto de vista técnico a Copa São Paulo Light tem
mostrado ao público um vertiginoso crescimento das categorias com motores
quatro tempos. Dentre as categorias que utilizam os motores GX-160 (Mirim e
Cadete) e as que competem com os GX-390 (F4), ao todo foram 67 pilotos com este
tipo de motorização. Levando-se em conta o total geral de participantes da
prova, este número representou 42% do total.
Seguindo uma trajetória de crescimento desde o ano passado,
as categorias Júnior Menor e Júnior também aparecem com números bastante
animadores nesta temporada do Light. Dentre estas classes, abertas a pilotos
com idades entre 11 e 14 anos, 45 pilotos estiveram na pista paulistana,
protagonizando corridas realmente diferenciadas.
Por fim, merece destaque também a grande adesão das
categorias para pilotos acima de 25 anos. A Super Sênior reuniu 15 pilotos e a
Sênior A e B, correndo juntas, tiveram 11 competidores na pista.