De São Paulo para Vallelunga, na Itália. Depois, Ímola e Florença, também na Itália. De lá o retorno para São Paulo e quase que imediatamente a partida para Cascavel, no Paraná. Agora, novamente em São Paulo, mas por poucos dias. Esse foi o itinerário do paulista Antonio Furlan (Banco BVA / Betaluga / Consigás / Regional FM 87,5 / Alan Motorsports) nos últimos 30 dias, quando alternou compromissos entre o kartismo nacional e o automobilismo europeu, onde treinou e estreou na Fórmula Abarth Italiana.
Furlan partiu para a Itália no dia 19 do mês passado e, em viagem de 21 dias, treinou em Vallelunga e Ímola antes de disputar a primeira etapa da Abarth Italiana, em Mugello, autódromo próximo à cidade de Florença.
De volta ao Brasil o piloto foi para Cascavel, no interior do Paraná, disputar torneio preparatório para o Campeonato Brasileiro, que será realizado no mesmo local entre os dias 23 e 28 de julho. Na pista paranaense Furlan fez uma readaptação ao kart, já que ficou praticamente um mês sem praticar o esporte. “Parece pouco tempo, mas um mês parado faz uma diferença grande”, afirmou o paulista. “Mas é como andar de bicicleta, a gente nunca esquece”, enfatizou.
De fato, os primeiros treinos em Cascavel não foram bons, mas o piloto evoluiu gradualmente e, no treino de aquecimento que antecedeu a tomada de tempos, foi o segundo mais rápido da pista. A tomada, entretanto, foi debaixo de uma chuva fina, condição para a qual Furlan não tinha um bom acerto, obtendo apenas o 11º lugar no grid de largada.
Na primeira corrida a pista seca voltou a colocar o paulista em condições de igualdade, e ele ganhou sete posições para chegar em quarto lugar. Na segunda prova, sob forte chuva e com um motor menos potente (o melhor motor perdeu rendimento ao final da primeira bateria) resultou em um sétimo lugar para o piloto.
A somatória dos resultados levou Antonio Furlan ao quinto lugar no pódio da categoria Graduado na segunda etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, competição preparatória para o Campeonato Brasileiro da modalidade. “Foi um bom treino. Agora conheço a pista e já temos uma ideia do equipamento que usaremos no Campeonato Brasileiro”, resumiu o piloto.
Copa São Paulo Light neste sábado, e nova viagem à Itália
Neste sábado (23) Antonio Furlan corre em casa. Ele participará da quinta etapa da Copa São Paulo Light no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). Sétimo colocado no certame entre 34 pilotos que participam este ano, Furlan quer aproveitar a maior pontuação da etapa para subir na tabela de classificação. “Essa rodada dupla vale mais pontos, e o objetivo é estar entre os cinco primeiros após a etapa”, disse o piloto.
Na semana seguinte o piloto arruma as malas novamente e parte para Misano, onde disputará a segunda etapa da F-Abarth, entre os dias 6 e 8 de julho.