O Kartódromo Aldeia da Serra, situado na cidade de Barueri, Grande São Paulo, recebeu neste sábado (14) as atividades da sexta rodada da Copa São Paulo Light. Depois de mais de 60 dias sem competições deste certame, pilotos e equipes já não viam a hora de voltar para a pista e brigar pelas principais posições nas provas. Ao todo 143 kartistas estiveram na rodada que, além dos troféus, teve outros atrativos.
Todos as categorias proporcionaram aos dois primeiros colocados a classificação para o GP RBC de Kart e, dentre os graduados, também foram oferecidas duas vagas para a Seletiva de Kart Petrobras.
Na parte da manhã as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor e Júnior desenvolveram suas atividades. Os pequenos pilotos da Mirim, de no máximo oito anos de idade, fizeram uma corrida muito competitiva, que teve sua principal disputa exatamente pela liderança. Raikkonen Sakzenian e Juan Crespi Neto batalharam o primeiro lugar até a bandeirada final que, após uma bela corrida, foi apresentada para Juan em primeiro, Raikkonen em segundo e Arthur Leist em terceiro.
Os pilotos da Cadete tomaram a pista na sequência. Após uma largada sem acidentes os pilotos partiram para uma prova bastante disputada. Gabriel Sereia, Zaiya Fontana, Arthur Prata, Eugen Gotze, Sérgio Sette Câmara, dentre alguns outros, ficaram toda a primeira parte da prova brigando pelo primeiro posto. Nas voltas finais, porém, Sereia e Zaiya se isolaram na liderança e polarizaram o duelo pela liderança. Zaiya, que vinha em segundo, estudou seu adversário até a última curva quando, em uma manobra definitiva, assumiu a ponta e venceu a corrida. Porém, foi penalizado com a perda desta posição pelos comissários e Sereia, assim, ficou com a vitória. O terceiro lugar ficou com Sette Câmara.
A Júnior Menor deu prosseguimento ao sábado de corridas com um bom grid composto por 20 pilotos. Léo Gimenes fez a pole-position, mas, efetivamente não foi um dos protagonistas da corrida. A disputa pela liderança foi muito emocionante e esteve durante todo o tempo entre Vitor Baptista e Renato Júnior. Ambos se isolaram na frente e depois se ultrapassaram no mínimo uma dezena de vezes até o final da corrida. Na bandeirada, pela ínfima diferença de 35 milésimos, Renatinho venceu com Batista em segundo e Gimenes em terceiro. Destaque também para a corrida de Yurik Carvalho que, em notável recuperação, terminou no quarto lugar.
Finalizando as provas da manhã os pilotos da categoria Júnior tomaram a pista. O carioca Thiago Vivacqua largou da primeira posição, mas não conseguiu se manter na liderança. Os gêmeos Yago e Yuri Cesário assumiram a dianteira pressionados pelo gaúcho Gabriel Robe e o carioca Flávio Matheus. Algumas voltas se passaram até que Matheus e Robe assumissem a dianteira deixando Yago um pouco mais atrás. Matheus conseguiu ainda abrir certa vantagem e recebeu a bandeirada da vitória. Robe terminou em segundo e Yago foi o terceiro. Yuri teve o eixo de seu kart quebrado e não terminou a corrida.
Após o pódio e um pequeno intervalo as classes que competem na parte da tarde tomaram o circuito da Aldeia para desenvolverem as suas atividades. A classe Sprinter teve a primeira corrida. Lucas Costa largou da pole position, mas logo após a partida já começou a sofrer o ataque de Vancler Moreira. Ambos se distanciaram um pouco do pelotão enquanto que Natália Paiotti escalava o pelotão em bela prova de recuperação. Os dois líderes abriram e seguiram sem ameaças até a bandeirada. Costa venceu com Vancler em segundo e Natália na terceira posição.
A corrida mais esperada da tarde reuniu os pilotos da Graduados. A prova, também válida pela Seletiva Petrobras, trouxe alguns pilotos de bastante experiência e outros que compõe a nova geração do kart. Acontece, porém, que quem dominou a rodada foi o piloto Guilherme Salas, que inclusive é o atual líder da competição, mas já tinha a vaga da Seletiva. Salas fez a pole-position e, após uma boa largada, logo abriu em relação aos demais e seguiu tranquilo até a bandeirada da vitória. A briga pela segunda posição, porém, foi muito acirrada. Victor Franzoni, Guilherme Silva e Vinícius Perdigão se revezaram no segundo posto até a metade da corrida, quando Perdigão ficou um pouco mais atrás. Franzoni veio em segundo e Silva em terceiro até a última volta quando, em uma manobra arrojada, Silva assumiu o posto e cruzou a linha de chegada na segunda posição, garantindo também a vaga da Seletiva Petrobrás. Franzoni chegou em terceiro e Perdigão, em quarto. Como Victor já estava classificado a outra vaga da Seletiva ficou com Vinícius.
Dando prosseguimento ao sábado de competições a classe Super Sênior tomou o traçado. Apesar da prova acontecer em São Paulo quem dominou esta classe foram os paranaenses Doglas Pierosan e Markenson Marques. Ambos largaram da primeira fila e assim permaneceram durante toda a corrida sem dar chances aos adversários. Assim, ao final das 27 voltas, Doglas comemorou muito a vitória, seguido por Markenson, que cruzou a pouco menos de três segundos atrás. André Matinha foi o terceiro, a quase 10 segundos atrás de Markenson.
A última prova do dia reuniu as classes Master A e B. A briga foi realmente intensa e empolgou a todos os presentes. Felipe Neira registrou a pole-position da A e seguiu na liderança até a sexta volta, quando caiu para o quarto lugar. Quem levou a melhor com isso foi Marcelo Meneghel ,que logo assumiu a ponta e, a partir daí, não mais a perdeu até a bandeirada. A briga mais intensa da prova, porém, foi entre Rodrigo Rocha e Neira, que duelaram como guerreiros até a bandeirada final. Rocha acabou finalizando em segundo e Neira em terceiro. Pela categoria B a vitória foi de Ricardo Thomaz, com Ussama Ferdinian em segundo e Michael Meneghel em terceiro lugar.
A sétima rodada da Copa São Paulo Light de Kart, válida pela segunda etapa do segundo turno, será disputada no dia 11 de setembro, também no Kartódromo Aldeia da Serra.