publicidade
10/02/2026 13:35

Dois pódios em duas competições confirmam início de temporada sólido de João Francisco na F4 Júnior

Piloto de Sorocaba mantém regularidade, supera desafios na chuva e começa 2026 entre os protagonistas da Copa São Paulo Light

Fonte: Kako Marques


Foto: Tartalho Fotografia

João Francisco


João Francisco (Instituto de Cirurgia Vascular de Sorocaba / Ekobé Indústria de Nutracêuticos e Cosméticos / Hidráulica Tropeiro / Equipe: V11 Kart / Telemetria: Caio Miguel - Racing Data), de Sorocaba, iniciou a temporada 2026 do kartismo nacional com desempenho de destaque e presença constante no pódio. Em duas provas disputadas no ano, o piloto da F4 Júnior conquistou dois pódios, reforçando a consistência que o credencia novamente à briga pelas primeiras posições dos campeonatos.

Após abrir o calendário com vitória no V11 Challenge, em janeiro, João voltou a mostrar força neste fim de semana ao subir ao pódio na etapa de abertura da Copa São Paulo Light. A competição é considerada o principal campeonato regional do Brasil e reúne os principais talentos do kartismo nacional.

As provas foram disputadas no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. Mesmo diante de um cenário desafiador, com mudanças climáticas ao longo do fim de semana, João manteve desempenho competitivo. Na categoria F4 Júnior, que contou com um grid cheio e altamente disputado, com 34 pilotos na pista, o sorocabano garantiu a 2ª colocação na soma das baterias.

“É mais uma temporada na F4 Júnior com grids muito grandes e bem difíceis. O objetivo é manter uma regularidade desde o começo e repetir a briga pelo título, como foi no ano passado”, comentou João Francisco.

Vice-campeão da Copa São Paulo Light na F4 Júnior em 2025, João já começou 2026 com este bom resultado. Na tomada de tempo, realizada com pista molhada, ele garantiu um lugar na primeira fila do grid, mostrando rápida adaptação às condições adversas.

Na primeira bateria, já com o asfalto seco, João se manteve entre os primeiros colocados durante toda a disputa. Após 15 voltas intensas, cruzou a linha de chegada na terceira posição. A segunda corrida foi marcada novamente pela chuva, com João assumindo a liderança na nona volta e recebendo a bandeirada em primeiro lugar em uma atuação de alto nível diante dos concorrentes diretos.

Uma penalização de cinco segundos em razão do desarme do bico acabou colocando o piloto na terceira posição na bateria. Ainda assim, a soma dos resultados garantiu o segundo lugar na etapa e mais um pódio logo na estreia do campeonato.

“Foi uma pena o desarme do bico e o pênalti, mas o fim de semana foi muito bom para a equipe. Subir ao pódio logo na estreia mostra que a gente está no caminho certo”, concluiu o sorocabano.

A próxima etapa da Copa São Paulo Light será no dia 7 de março, novamente em Interlagos. Antes disso, João Francisco terá compromisso no próximo dia 22 de fevereiro, na abertura da V11 Cup, na pista da V11 Arena, em Arujá (SP).

  • Não há comentários cadastrados até o momento!