Neste sábado, dia seis, o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), recebeu o circo da Copa São Paulo Light de Kart para a realização da quinta e sexta corridas da temporada 2009.
A rodada, que marcou a metade do campeonato, teve seu maior contingente de pilotos da classe Júnior Menor, categoria em que o piloto carioca Thiago Vivacqua (Birel Sudam/ NHJ/ Facility/ Panurania/ ONS Motorsport) tem se destacado ao longo das corridas deste ano.
Thiago e a equipe ONS começaram os ajustes e preparação do kart ainda na quinta-feira, trabalho que se estendeu durante quatro sessões de treinos livres. Sabendo que a rodada dupla não teria tomada de tempos, todos os esforços foram voltados para deixar o equipamento com um ajuste ideal para corrida.
Com o equipamento bem acertado Vivacqua chegou ao kartódromo na manhã de sábado confiante em uma boa apresentação e, após o sorteio do motor feito junto à organização, deu algumas voltas no treino de aquecimento e voltou suas atenções para as corridas.
Com seu kart alinhado na oitava posição, o representante da Birel Sudam/ NHJ/ Facility/ Panurania partiu para a primeira bateria. Após uma boa largada, o piloto imprimiu um forte ritmo e rapidamente começou a conquistar posições. Com um estilo próprio de pilotagem, Vivacqua fez belas ultrapassagens e, após disputas bastante acirradas, conseguiu finalizar corrida na terceira posição. Olin Galli venceu.
Na segunda prova do dia, partindo do terceiro posto, Thiago estava disposto a lutar por sua primeira vitória do ano. Ele fez uma boa largada e partiu para cima dos lideres, mas, com equipamentos que tinham rendimento muito parecido, a disputa foi intensa durante as 16 voltas. Em cada passagem pela cronometragem o kart de Vivacqua aparecia na segunda e terceira posições, mas, com isso, o líder conseguiu abrir um pouco em relação aos demais. Ao final, Thiago terminou novamente na terceira posição e, com o resultado, garantiu a vaga para o Grande Prêmio RBC. João Archer venceu a bateria.
“Foi um final de semana muito bom e, apesar de não termos conseguido vencer, foi de grande importância o aprendizado nas duas corridas. Estivemos sempre competitivos e por situações normais de corrida não consegui liderar, mas, tenho certeza que estamos no caminho certo em nossa preparação para o Brasileiro. Além disso, ter garantido a vaga para o Grande Prêmio RBC, me deixa bem feliz, pois será nossa chance de brigarmos com os melhores de minha categoria por uma valiosa premiação no final da temporada”, explicou o piloto da equipe ONS.