O último sábado, dia 04, foi decisivo no Campeonato Paulista Light RBC. A nona etapa do torneio, disputada em Aldeia da Serra (Barueri, São Paulo), marcou o fim do terceiro turno da competição e apontou os favoritos ao título em todas as categorias. Na Sprinter A, considerada a mais forte do torneio, Douglas Hiar (Tx Wear/ RG518) conquistou a segunda posição na prova e se mantém entre os líderes com grandes chances de vencer o Paulista Light RBC. Ele agora é o segundo colocado na classificação com 97 pontos, sete a menos que o líder, Dennis Dirani – que foi o vencedor da nona etapa. “Pensando no campeonato esse segundo lugar foi bom. Consegui ficar perto da liderança e tenho a vantagem de não precisar correr com cinco quilos a mais na próxima etapa”, comentou Douglas, lembrando o regulamento do Paulista Light RBC que obriga o vencedor de uma corrida a usar cinco quilos a mais de lastro na prova seguinte.
Douglas Hiar marcou o segundo melhor tempo no treino que definiu o grid de largada para a Sprinter A, ainda na manhã de sábado. Com o objetivo de melhorar seu rendimento para a corrida e brigar pela vitória, Hiar e sua equipe – a Jonas & Cal – decidiram mudar o acerto do kart. Após a largada, Douglas logo partiu para cima do líder Dennis Dirani. Ameaçou sua posição durante as primeiras voltas até Dennis conseguir abrir uma pequena vantagem na frente. Ao mesmo tempo, Douglas também conseguia se distanciar do terceiro colocado, o carioca Henrique Lambert. Com ligeira distância entre si, os três primeiros se isolaram na frente e não houve trocas de posição até o fim da corrida. “Mudamos o acerto na frente do kart, mas não melhorou o suficiente para vencer a corrida. Preferi não arriscar demais e garantir os pontos da segunda colocação”, comentou Hiar, bicampeão Brasileiro de Kart em 2005 e 2006.
Depois da nona etapa, todos os pilotos tiveram de descartar seu pior resultado no terceiro turno (que compreendeu a sétima, oitava e nona provas do Paulista Light RBC). Esse, mais o descarte feito no primeiro turno do torneio, colocaram Douglas na segunda posição da tabela de pontos. Agora a diferença entre ele e Dennis Dirani – o líder – é de sete pontos. A decisão será no dia 25 de novembro, também em Aldeia da Serra, com uma rodada dupla. “Sete pontos não é uma diferença muito grande para a final. Lá teremos duas provas, ou seja, serão 46 pontos em jogo”, analisou Douglas levando em conta a pontuação diferenciada das duas últimas corridas. Serão 20 pontos para o vencedor de cada prova, mais dois para o autor de cada pole-position e um para o piloto que fizer a melhor volta em cada corrida.
Confira como terminou a Sprinter A na 9ª etapa do Campeonato Paulista Light RBC de Kart:
1 Dennis Dirani; 2 Douglas Hiar; 3 Henrique Lambert; 4 Fabiano Machado; 5 Rafael Suzuki e 6 André Souza
Veja como fica a pontuação da categoria antes da rodada final do campeonato:
1 Dennis Dirani, 104 pontos; 2 Douglas Hiar, 97; 3 Rafael Suzuki, 95; 4 Leonardo Cordeiro, 79; 5 Henrique Lambert, 75 e 6 Rafael Monteiro, 40.