No último sábado (07) foi disputada a 8ª etapa do Campeonato Paulista Light RBC no Kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri, São Paulo. A etapa serviu como uma espécie de “aquecimento” para a Copa Brasil que, tem início a partir desta terça-feira (10) na mesma pista. O paulista Douglas Hiar (Tx Wear/ RG518) assumiu a liderança da categoria Sprinter A – a principal do torneio – depois de chegar na 4ª colocação na prova vencida por Rafael Suzuki. Agora faltando três provas para o fim, Hiar soma 97 contra 84 do vice-líder, Dennis Dirani. “Consegui o meu objetivo para esta etapa. Se fosse possível vencer, queria pelo menos chegar perto do líder. Deu para ficar na liderança do campeonato e agora decidir nas três ultimas corridas”, disse Douglas que teve um pouco do seu rendimento comprometido por conta dos cinco quilos a mais que levava no seu kart. Isto porque o vencedor da etapa anterior leva esta “bagagem” extra no kart na etapa seguinte. Hiar venceu a 7ª etapa.
Agora como líder do Campeonato Paulista Light, Douglas Hiar começa a partir de amanhã (terça-feira, 10) a disputa da Copa Brasil de Kart, ultimo grande torneio nacional do ano. Ele disputará a categoria Graduados A, e vai em busca do terceiro título nacional na carreira. Hiar, de apenas 16 anos, já é bicampeão brasileiro de kart (2005 e 2006). “A Copa Brasil é tão importante quanto ao Brasileiro. Por ser a última competição nacional do ano, os pilotos que ainda não conseguiram bons resultados na temporada vêm com tudo. É um campeonato bem difícil”, explicou Douglas.
A Copa Brasil é um torneio atípico. Apenas duas corridas decidem o campeão. Em caso de empate de pontos, o resultado da segunda prova tem maior peso. Os pilotos treinam terça e quarta-feira e realizam tomada de tempos na quinta-feira (12). Na sexta e sábado (14) será realizada uma prova por dia. Douglas Hiar sabe bem como funciona este tipo de competição. “A Copa é legal por isso. Só duas corridas e valendo muita coisa. Então todos os pilotos querem vencer de qualquer jeito. É tomar cuidado para não se envolver em acidentes e buscar a vitória”, finalizou Hiar.
Os seis primeiros na corrida foram:
1) Rafael Suzuki, 2) Pedro Bianchini, 3) César Ramos, 4) Douglas Hiar, 5) Henrique Lambert
Depois de oito etapas disputadas no Paulista Light os cinco primeiros colocados são: 1) Douglas Hiar, 97 pontos; 2) Dennis Dirani, 84, 3) Rafael Suzuki, 82; 4) Leonardo Cordeiro, 81 e 5) Henrique Lambert, 74 pontos.