No último sábado, dia 27, o jovem piloto João Pedro Guim (Camargo Racing / Techspeed) fez, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, Grande São Paulo, a sua estréia oficial na categoria Cadete.
O evento foi a prova de abertura da Copa São Paulo Light de Kart que contou, apenas na Cadete, com 36 karts. Ao todo a competição reuniu 175 pilotos de todas as regiões do país que adotaram o Light como sendo a sua competição regional.
Após treinos intensos em Caraguatatuba, litoral de São Paulo e no Kartódromo RBC Racing, na Grande BH, Guim partiu confiante para sua estreia na Cadete, categoria mais competitiva do kartismo atual.
O piloto mineiro chegou ao kartódromo ainda na quinta-feira e, até o final da tarde de sexta participou de quatro sessões livres onde pode, junto ao time da Camargo Racing, preparar todo o equipamento para a disputa.
No sábado pela manhã a categoria Cadete foi direto para a tomada de tempos e, confiante, Guim partiu para a pista. Com uma volta “voadora” completada com o tempo de 50s373 o representante da Camargo Racing / Techspeed conseguiu a primeira posição na tomada de tempos e seguiu para o Top Qualify, que consiste em apenas uma volta lançada. Este tempo foi o mais veloz da Cadete no final de semana. Nesta volta lançada do Top, porém, o piloto não conseguiu o mesmo desempenho e ficou com a terceira posição no grid de largada.
Na corrida, que teve sua largada autorizada por volta de 10 da manhã Guim conseguiu uma boa partida e manteve-se no primeiro pelotão. Ao lado de Sérgio Sette Câmara, seu companheiro de equipe, partiu para cima de Bruno Bertoncello, então líder. Porém, ainda inexperiente na categoria Cadete, o piloto não conseguiu se manter na frente diante de alguns toques que sofreu e, com isso, foi perdendo posições. Mesmo assim, com muita garra, ele não desanimou e conseguiu finalizar a corrida na 11ª posição. Bertoncello venceu.
“Eu fiquei muito chateado dos meninos terem me batido. Meu kart estava ótimo e, igual ao Serginho, eu tinha chance de brigar pela vitória. Mas, foi minha primeira corrida e o Evandro (Chefe de equipe) me garantiu que eu vou aprender melhor a suportar estas batidas e, daqui um tempo, meu kart não vai nem balançar”, finalizou triste o piloto de 10 anos.
No próximo final de semana João Pedro terá mais um desafio. Pela primeira vez na carreira o piloto disputará uma prova no Kartódromo Granja Viana. Ao lado de outros pilotos da equipe Camargo Racing ele participará da primeira etapa da Copa São Paulo Granja Viana, também pela categoria Cadete.