Terminou neste sábado (23) a preparação em corridas de Enzo Gianfratti (TNT Energy Drink/ 72 Sports/ Flash) para o Campeonato Brasileiro do próximo mês, com a disputa da quinta etapa do Light no Kartódromo Internacional de Aldeia da Serra. Pela terceira vez seguida no certame, o motor sorteado para o piloto da Cadete não era competitivo.
"Que azar! De novo o meu motor não conseguia acompanhar o do resto dos pilotos. Isso tem acontecido muito comigo neste ano, no Light. É muito chato quando acontece. Eu até consegui brigar com outros pilotos no meio do pelotão, mas não tinha como acompanhar os primeiros", contou Enzo Gianfratti.
"Mas valeu como treino para o Campeonato Brasileiro. Acho que estou pilotando bem e vou treinar mais para chegar bem em Santa Catarina", analisou o pequeno de nove anos apoiado por TNT Energy Drink, 72 Sports - grife de roupas da equipe DF Motorsport de F-Truck - e Flash - desenvolvedora de soluções para transportes.
Daniel Gianfratti, pai de Enzo e piloto de protótipos e F-Truck, também lamentou a falta de sorte no sorteio, mas ressaltou que a falta de desempenho pode estar no chassi, que já está desatualizado. "De novo, um motor fraco. O Enzo estava tomando um segundo por volta do primeiro colocado, isso não é normal. Até quatro décimos, é uma diferença aceitável, mas, mais que isso, tem alguma coisa errada. Acho que precisa ter uma equalização melhor desses motores", comentou Daniel.
"Mas tem alguma coisa no chassi, também. Começamos o ano brigando entre os primeiros, inclusive fazendo pole position, mas os outros pilotos passaram chassis novos e nós fomos ficando. Usamos um Techspeed 2011, mas tem algum segredo nesse modelo de 2012 que dá uma vantagem muito grande sobre o antigo. Vamos trocar para o novo e treinar bastante para o Brasileiro", completou o pai.
Wagner Alves Oliveira, preparador de chassi e chefe da equipe Speed Racing, explicou que o chassi de Enzo está "cansado". "Esse modelo antigo que nós estamos usando neste ano já tem uma temporada de uso. Acontece que, com o tempo, o chassi vai ficando ‘cansado’. Ou seja, ele vai ficando flexível demais e isso faz com que ele perca o acerto depois de algumas voltas na pista. Você até consegue achar o acerto dele e passar no gabarito, mas assim que ele vai pra pista, esquenta e começa a ficar flexível depois de algumas voltas", explica o técnico.
"Já encomendamos um Techspeed 2012 e vamos treinar na semana que vem. Nosso foco é o Brasileiro, no mês que vem; com essa mudança, acredito que o desempenho do Enzo vai voltar ao nível dos primeiros colocados", completou Wagner.