No último sábado (30) o Kartódromo Aldeia da Serra, na grande São Paulo, recebeu pilotos e equipes para a primeira etapa da Copa São Paulo Light. Depois de destacada participação no Florida Winter Tour, nos Estados Unidos, o piloto mineiro Gabriel Paturle (Micronic | Mini) seguiu para São Paulo quando, então, fez a sua primeira prova oficial na sua nova categoria, a Graduado.
Paturle vive um momento de grande transição em sua carreira. A Graduado é a classe mais veloz e disputada do kartismo nacional e, exatamente por este motivo, reúne os principais pilotos da modalidade, incluindo aqueles que já contam com experiência em competições de monopostos e turismo.
Para lhe dar atenção exclusiva e, principalmente, auxiliá-lo nesta fase, o piloto passou a contar com a equipe técnica chefiada pelo preparador Anderson Silva. Além disso, o piloto também mudou seu fornecedor de chassis. A partir de agora Gabriel competirá com os chassis da tradicional Kart Mini. Os motores seguem sendo os italianos IAME, preparados pela empresa RBC Motorsport, de Belo Horizonte.
O desempenho de Paturle começou de maneira bastante satisfatória nos treinos livres. Aproveitando ao máximo o tempo de pista aberta, o piloto procurou se adaptar bastante ao novo equipamento e, pouco a pouco, foi ajustando seu conjunto para as atividades oficiais do sábado de competições. Na última sessão, disputada na tarde de sexta-feira, o piloto fez o terceiro melhor tempo, a exatos 50 milésimos do mais veloz.
Animado, Gabriel chegou na pista para o dia das corridas. Na tomada de tempos, contudo, foi atrapalhado em sua volta mais rápida, o que não lhe permitiu conseguir um tempo ideal, garantindo assim apenas a 10ª posição no grid formado por 17 competidores. Sem desanimar, o piloto de Belo Horizonte fez duas corridas de recuperação e finalizou o dia no quinto lugar da categoria Graduado B, garantindo assim um troféu em sua primeira prova na categoria.
"Apesar de não ter conseguido uma boa volta na tomada, o que atrapalhou o resultado final da corrida, acho que fizemos uma boa estreia. Eu e o Anderson fizemos uma parceria legal e vamos conseguir, tenho certeza, bons resultados ao longo do ano. Tem também a mudança do equipamento, ao que eu estou me adaptando. O kart da Graduado é bem mais rápido de final e, por outro lado, achei esse chassi Mini mais aderente e um pouco mais fácil de guiar. Vou treinar ainda mais para a próxima etapa e vamos em busca de melhores resultados", comentou o piloto.