publicidade
04/02/2016 15:45

Gabriel Gomez começou nova temporada com vitória e liderança na Cadete

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo


Foto: Cris Reis

Gabriel Gomez


O veloz Kartódromo Aldeia da Serra foi palco da abertura da Copa São Paulo Light, prestigioso certame regional paulista que marcou o início dos grandes certames oficiais da modalidade na temporada 2016.

Reservada aos jovens condutores com idade entre 8 e 11 anos e sempre um dos destaques na programação dos eventos da modalidade, a Cadete contou com 26 bólidos alinhados no grid. Entre eles o #78 do piloto Gabriel Gomez (RR Racing/ Dolly/ Kart Mini/ Planet Kart), que fazia seu debut em nova equipe, o renomado team paulista RR Racing.

Para quem não sabe, a RR Racing é uma das maiores estruturas no mundo da velocidade, no panorama nacional, partindo da equipe de kart – que conta com a experiência do multicampeão Renato Russo – que vem revelando talentos e campeões, mas também com braços nos velozes V8 do Campeonato Brasileiro de Turismo e nos monopostos da F3, que dão a lapidação final para aqueles que buscam voos mais altos no automobilismo internacional. Uma verdadeira fábrica de campeões!

Todavia, quem vivencia o mundo da velocidade sabe “de-cor-e-salteado” que mudança de equipe exige um período de entrosamento entre o piloto e o staff técnico. É o conhecimento mútuo que vai se desvelando, a adaptação a novas formas de trabalho e a necessária confiança recíproca que vai se formando. E esse período de entrosamento, por óbvio, reflete-se nos resultados conquistados.

Resta claro que foi rapidíssimo o período para acontecer o perfeito entrosamento entre o piloto de Florianópolis e o staff técnico da equipe RR Racing. E isso ficou patente já nos treinos livres desta etapa de abertura do Light ante o ótimo set-up desenvolvido para o veloz Kart Mini, na constante troca de informações que se estabeleceu no decorrer dos treinos livres realizados na quarta, quinta e sexta-feira. O kart estava rápido e ajustado ao gosto do estilo de pilotagem de Gabriel Gomez, o que fazia prever a conquista de um bom posicionamento de largada para as provas de sábado.

Mas o tempo, constantemente firme e seco, mudou radicalmente para o sábado de corridas. De surpresa, o dia amanheceu chuvoso, fazendo com que todo o trabalho de desenvolvimento dos ajustes no Kart Mini se tornasse comprometido.

Embora no momento da tomada de tempos classificatórios da categoria Cadete não mais estivesse chovendo, o asfalto permanecia escorregadio e rapidamente modificando suas condições de aderência, pela “secagem” que cada passagem dos pequenos bólidos fazia no traçado do circuito. Era, também, o momento em que a experiência e sensibilidade se tornavam a chave para a conquista de bons tempos de volta.

Embolado no compacto pelotão de competidores, Gabriel Gomez não conseguia fazer uma volta limpa, uma volta em que pudesse apenas “caprichar” na pilotagem e garantisse uma boa posição de largada. Uma “flying lap”, como se diz no meio da velocidade.

O curto tempo de voltas cronometradas se escoava e na penúltima volta da pratica Gomez tirou o pé do acelerador, deixando todos irem embora. Estava sozinho, de cara para o vento, livre para caprichar na pilotagem, mas com a desvantagem de não poder contar com o habitual jogo de vácuo entre os competidores. Mas tinha apenas uma volta para o fim da tomada de tempos classificatórios. Era tudo, ou nada.

E foi tudo!

Encerrada a prática classificatória, o #78 de Gabriel Gomez tinha “brotado” das posições intermediarias para o alto da tábua de tempos. O novo pupilo da RR Racing era o pole position, para largar na frente de 25 concorrentes na primeira das duas corridas da programação.

Prova da Cadete é, por essência, emoção da largada até na linha de chegada. E a primeira bateria da Cadete não foi diferente. Um compacto “pack” de cinco micromonopostos disputaram ferrenhamente a vitória. A troca de liderança e posições era uma constante e, óbvio, Gabriel Gomez frequentou cada um dos cinco postos cimeiros no decorrer da batalha.

Aberta e última volta e a renitente chuva, que permeou o dia de provas, apareceu. Gomez era o P5 e soube fazer valer sua experiência e habilidade ímpar para andar com pneus slick – para piso seco – na pista molhada. Superou os quatro karts dianteiros e cruzou a checkered flag na primeira posição, com direito a ultrapassar o então líder na penúltima curva do circuito. Vitória, em grande estilo, do representante da RR Racing, Dolly e Kart Mini.

Por força do regulamento, a ordem de largada para a segunda manga é definida com a inversão do posicionamento dos cinco primeiros colocados na primeira corrida. Assim o quinto colocado torna-se o pole position e o vencedor, por conseguinte, o quinto colocado na grelha de partida. Vencedor da primeira corrida, Gomez teve de alinhar na P5 da segunda corrida.

Autorizada a partida e Gabriel largou bem, fechando a primeira passagem já na terceira colocação. Como na corrida anterior, a troca de posições entre os líderes era a tônica. Gomez mantinha uma tocada impecável e demonstrava que estava pronto para bisar o resultado da primeira corrida.

A corrida chegava ao ocaso e a última volta de prova tinha início. Gabriel era o segundo colocado e, no “miolo” do circuito, assumiu a liderança da corrida. O vaticínio dava impressão que seria cumprido. Todavia, na última volta do circuito, a afoiteza de outro concorrente colocou tudo a perder, ao tomar a parte interna do circuito e, literalmente, empurrar o kart de Gomez para o portão de entrada dos boxes.

Em frações de segundo Gomez manobrou e conseguiu retomar o rumo da linha de chegada, porém com grande prejuízo, já que o pelotão ultrapassava, inexoravelmente, os desastrados.

Graças à presença de espírito para a consecução da manobra evasiva, Gabriel conseguiu divisar a bandeira a quadros na quarta colocação e auferir os pontos suficientes para um triplo empate na ponta da classificação final da etapa com João Victor Camargo e Pedro Braga. A regra para o desempate, elencada no regulamento em vigor, define o posicionamento de chegada na primeira bateria como fator de preferência. Quem tiver melhor posição na primeira corrida leva o desempate e, claro, a melhor posição foi a de Gomez, que venceu aquela corrida.

Assim, quer seja pelo mérito de seu desempenho, quer seja pelo concurso da sorte, que sempre acompanha os campeões, a vitória na etapa ficou com Gabriel Gomez (RR Racing/ Dolly/ Kart Mini), que, também por isso, começa o campeonato como líder da categoria Cadete.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!