A moda pegou. Apesar da polêmica gerada pela adoção dos playoffs na Stock Car em 2006 – que mesmo criticados no início do ano garantiram uma disputa emocionante pelo título após doze etapas –, o sistema composto por uma fase de classificação e uma final terá outras versões nesta temporada do automobilismo nacional, inclusive no kart. Na modalidade de entrada do esporte a motor, no entanto, a adaptação ficou confusa. O Paulista Light, principal competição regional do ano passado, adotou novo regulamento desportivo prevendo playoffs, mas começa a temporada de 2007 sem que os pilotos e chefes de equipe tenham o novo sistema na ponta da língua.
“Achei confuso esses nossos playoffs, nada comparado ao da Stock Car”, disse o campeão de 2005 na categoria Júnior, Henrique Martins (Grupo Agrenco/ Terlogs/ Cargonave). “Lá, é só somar pontos na fase de classificação e disputar o título. Sem grandes segredos. No nosso caso houve uma adaptação que, na verdade, até pode descaracterizar o termo playoff. Afinal, teremos duas fases de classificação e duas finais, o que chega a ser bastante estranho”, completou o piloto, que fará a prova de abertura da temporada neste sábado (10/2), em Aldeia da Serra.
Pelas novas regras, as quatro primeiras corridas do ano corresponderão ao 1º Qualifyng. Destas provas, três serão aproveitadas pelos pilotos para a classificação desta fase, quando será feita a repontuação de todos os inscritos, e uma será descartada. Os pontos somados ficam de lado e serão reaproveitados no fim do ano. As duas corridas seguintes, realizadas em sistema de rodada dupla, correspondem à primeira pré-final. Nesta fase, não haverá descartes e os pilotos somam todos os pontos adquiridos na pista – que, assim como os do 1º qualifyng, serão reaproveitados na soma geral do fim do ano.
“No segundo semestre teremos o 2º qualifyng e a final, que seguem o mesmo sistema, ou seja: o primeiro deles com descarte e o segundo, sem. O primeiro com repontuação e, o segundo, sem. Ao fim do ano, quem obtiver mais pontos na soma dos dois qualifyngs repontuados, na pré-final e na final, fica com o título. Este sistema certamente vai manter a disputa pelo título aberta até o fim do ano por impedir que haja grandes diferenças entre os pilotos, mas que ele ficou confuso demais para ser chamado de playoff, ficou”, opinou Henrique, que deverá lançar mão de lápis, papel e até mesmo calculadora para se posicionar na busca por seu segundo título estadual.
Depois de ser um dos destaques entre os estreantes na Copa Petrobras Sorriso Campeão de Kart, realizada no último fim de semana no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP), ele começa neste sábado a busca pelo bicampeonato, só que agora correndo pela categoria Sprinter A, a mais importante da competição.
“No Light a expectativa é de grids cheios, assim como aconteceu na Copa Sorriso Campeão”, falou o piloto. “Por isso estou muito motivado para essa minha primeira corrida do ano em um kart dois tempos”, acrescentou.
A prova que abriu oficialmente o calendário 2007 do kartismo estadual foi disputada com os modernos motores Biland, de quatro tempos, que apresentam reações diferentes do kart tradicional. “Tenho agora que mudar a chavinha no cérebro para a posição dois tempos”, brincou Henrique. “Mas isso é tranqüilo. Em poucas voltas já estamos habituados novamente à tocada do motor de 125cc e, só com os treinos livres desta semana já pude me sentir bastante confortável no kart. Difícil mesmo, será fazer tantas contas”, finalizou.