publicidade
08/05/2008 16:40

João Manuel quer sair de Aldeia da Serra entre os três primeiros na Cadete

Fonte: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer


Foto: Stadium/ Divulgação

João Manuel


Em 2006, quando acelerou um kart pela primeira vez, o pernambucano João Manuel (Copergás/ JM Automobilismo) surpreendeu seus pais pela audácia e entusiasmo. Naquela ocasião o piloto – hoje com dez anos – conduziu um kart indoor pelo Kartódromo dos Guararapes, em Piedade (PE), e estabeleceu o recorde da pista para sua faixa etária, recorde que dura até hoje.

 

No ano seguinte, empurrado por sua boa “estréia” no esporte, João Manuel, sempre acompanhado pelo preparador Fernando Gaúcho, passou a efetivamente disputar competições oficiais no kartismo brasileiro. O recifense competiu nos campeonatos estaduais de Pernambuco e Rio Grande do Norte e disputou a Copa Brasil, seu primeiro evento de porte nacional, realizada em Ipatinga (MG). Ao fim da dura competição, que reuniu 27 pilotos de todo o Brasil, João Manuel finalizou em 11º, ótimo resultado para um estreante.

 

O ano de 2008 começou com as disputas de outro duro campeonato, a Copa São Paulo Light, que reúne 30 pilotos na categoria de João Manuel, a Cadete, a cada etapa. O pernambucano não disputou a primeira etapa das três até aqui realizadas, mas na segunda ele chegou em alto estilo: marcou a pole, liderou e finalizou em segundo lugar. Na prova seguinte, a terceira do calendário, um motor com fraco rendimento impediu que o representante da Copergás/ JM Automobilismo assumisse as primeiras colocações na tabela de classificação. “O Light é um campeonato que se disputa com motores fornecidos pelos organizadores, em sistema de sorteio. É muito difícil que todos tenham o mesmo rendimento e nesta última etapa recebemos um mais fraco, o que impossibilitou o João Manuel de brigar pela vitória e pela liderança do campeonato”, diz Manuel Otaviano, pai do piloto.

 

Para este sábado (10), quando João Manuel disputará a quarta etapa da competição no Kartódromo Aldeia da Serra, o objetivo já está completamente definido: buscar a vitória e voltar a figurar entre os primeiros colocados. No momento, o representante da Copergás/ JM Automobilismo ocupa a 8ª colocação entre 38 competidores, mesmo sem ter disputado a primeira etapa. “Queremos um ótimo resultado, para sair de Aldeia da Serra pelo menos entre os três primeiros na pontuação do campeonato”, finaliza o pai do piloto, integrante da renomada e vencedora equipe WR Motores, comandada pelos irmãos Wando e Rogério Ramalho.

 

“Apesar de demonstrar uma grande capacidade, João ainda precisa ganhar mais experiência. Afinal, tem pouco tempo de carreira. Esta temporada vai exigir muito dele e não podemos fazer cobranças desmedidas. Agora, pelo rendimento demonstrado na pista, posso garantir que ele vai dar o que falar neste ano”, disse Fernando Gaúcho, que acompanha João Manuel desde o início da carreira.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!