Um dos pilotos que mais tem se destacado na atual temporada do kartismo, na categoria Júnior Menor, é o mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens/ Tokyo Tratores). Disputando sua segunda temporada pela categoria, o piloto, que representa as cores da equipe Alan Motorsport, decidiu neste ano dedicar-se exclusivamente à Copa São Paulo Light de Kart e, nos meses de julho, agosto e outubro, disputar respectivamente o Campeonato Brasileiro, o GP Brasil e a Copa Brasil.
Com seu objetivo bem traçado e com grande incentivo dos pais Pedro e Ana Maria, o piloto de 13 anos tem treinado bastante tanto em Minas e em São Paulo. Atualmente Archer reside com os pais em Belo Horizonte e treina no Kartódromo Toninho da Matta, em Betim. No estado de São Paulo sua “casa” é o Kartódromo Aldeia da Serra, onde se dedica à preparação paras as provas do Light.
No último sábado Archer cumpriu mais um compromisso da agenda, quando disputou a quarta etapa da Copa São Paulo Light. Integrante de uma das categorias que mais cresce no kartismo brasileiro, o piloto de Belo Horizonte teve, nesta etapa, a companhia de outros 18 concorrentes que, assim como ele, estavam ávidos pela vitória.
Sem se preocupar com a pressão dos demais, Archer tinha ao seu lado um excelente prospecto na temporada, que conta com a pole-position e a segunda colocação na terceira etapa, além de expressivos resultados nas duas primeiras rodadas.
Assim, pronto para a primeira vitória, o piloto treinou bastante na quinta e na sexta-feira, dias 14 e 15. No sábado, já com o motor fornecido pela organização, João Pedro participou dos dois treinos de aquecimento e, com um rendimento satisfatório, partiu confiante para a tomada de tempos. Com a marca de 43s677 conquistada na tomada de tempos, o mineiro garantiu um lugar na segunda fila do grid, na quarta posição. Vale lembrar que nesta mesma sessão o pole-position foi apenas 51 milésimos mais rápido que Archer, expressando assim um emocionante prognóstico para a corrida.
Na corrida, após uma emocionante largada, João Pedro pulou para a ponta na primeira volta e manteve-se no primeiro pelotão durante toda a bateria. Foram 24 voltas de ultrapassagens e retomadas de posição onde ele, Yago e Yuri Cesário, Pietro Rimbano e Olin Galli fizeram de tudo para conquistar a vitória. Ao final, com pouco mais de três décimos de diferença para o líder, Archer terminou na quarta posição. Yago venceu.
“Foi uma corrida muito emocionante e minha equipe me deu um kart muito bom. Acontece que nossa categoria está com muitos pilotos bons e as equipes têm conseguido deixar os karts muito parecidos. Então, nossas corridas são sempre muito disputadas e, como hoje, do ganhador para mim, que terminei em quarto, a diferença foi literalmente um piscar de olhos. Tenho fé que na próxima corrida será a minha vez de ganhar”, analisou com um sorriso o piloto de 13 anos.