A participação do piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens/ Tokyo Tratores), na 8ª etapa da Copa São Paulo Light, disputada no último sábado, dia 24, não foi como ele esperava. Treinando desde a quinta-feira anterior à prova, sua expectativa por um bom resultado era grande.
No dia da corrida ele e sua equipe, a Alan Motorsport, conseguiram um bom acerto em seu equipamento. Assim, na tomada de tempos Archer ficou com a quarta posição, a setenta milésimos da marca da pole position. Sua classificação só não foi melhor por que pegou tráfego na pista na volta do pneu.
Autorizada a largada bastaram apenas três voltas para o mineiro estar entre os três primeiros. A partir de então o que parecia ser uma acirrada disputa se transformou em um desagradável desfecho para Archer. Numa das curvas mais acentuadas do circuito, ele se viu numa situação inesperada. Jogado na parte suja da pista por um concorrente que fazia uma ultrapassagem, ele tocou a roda traseira de um outro kart. Sem ter a intenção de prejudicar ninguém esta situação foi interpretada pelos comissários da prova como anti-desportiva. Com 16 voltas completadas encerrou-se assim sua participação na etapa.
“Estou muito triste com o que aconteceu, mas, por outro lado, feliz por saber que poderia ter ganho a corrida. Depois de tanto tempo sem competir, só pensava em recuperar o tempo perdido e poder me manter entre os primeiros. Meu braço não doeu em momento algum e isso mostra que a minha recuperação foi ótima e que estou pronto novamente para dar continuidade à minha carreira”, analisou o piloto de 13 anos.
Archer agora é piloto oficial Thunder
Mas nem tudo foi em vão nesta etapa. A partir deste ano um novo equipamento estreou no kart. A fábrica de chassis Thunder buscou durante este primeiro ano pilotos de destaque em algumas categorias. O objetivo é estabelecer uma parceria no desenvolvimento do equipamento. Como desde o início da temporada João Pedro Archer vem se destacando na Júnior Menor, ele foi o escolhido. A partir desta etapa do Light Archer passou a integrar o time da Thunder como piloto oficial de fábrica.
“Ficamos muito contentes com o reconhecimento da Thinder na evolução do João Pedro durante o ano. A categoria é muito competitiva e a cada prova ele aprende mais um pouco. Percebemos que o chassis se mostrou rápido e com o retorno do João a perspectiva é que ele fique ainda melhor”, comentou Pedro Archer, pai do piloto.