No último sábado o piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens/ Tokyo Tratores/ Alan Motorsport), da categoria Júnior, esteve no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, região metropolitana paulista, onde disputou a terceira etapa da Copa São Paulo Light de Kart.
Archer, que chegou a esta etapa liderando a competição, tinha como objetivo ampliar sua vantagem diante de seus concorrentes que, a cada etapa, estão mais rápidos, mais competitivos e em maior número. Nesta etapa, por exemplo, 20 pilotos estiveram alinhados para a largada.
Após treinar na quinta e na sexta-feira, dias oito e nove, o piloto chegou à pista na manhã de sábado animado com o motor que havia recebido da organização e, com isto, estava pronto para a tomada de tempos, primeira atividade do dia. Com o tempo de 43s534 o mineiro garantiu a terceira posição no grid de largada e, com isso, o direito de largar da segunda fila.
Na corrida, após uma excelente largada, Archer pulou para o segundo lugar, mas deixou que Yago Cesário abrisse certa vantagem na liderança. Determinado em alcançar o concorrente, Archer fez voltas muito rápidas no começo da prova e, com cinco giros já estava no encalço de Cesário. Ambos se distanciaram bastante do pelotão e fizeram uma briga à parte pela liderança. Sem nenhum toque sequer os dois pilotos se ultrapassaram algumas vezes, deixando a todos muito atentos à disputa. A quatro voltas do final, porém, no “S” de entrada dos boxes Archer vinha em segundo e, na tentativa de ultrapassar Yago acabou perdendo o ponto de frenagem e rodando. Após alguns momentos os mecânicos o recolocaram na pista e Archer ainda conseguiu receber a bandeirada na sexta posição. Yago venceu.
“Foi uma pena o que aconteceu. Eu e o Yago abrimos muito do restante do pessoal e a briga pela vitória entre a gente seria até debaixo da bandeira. Acabei chegando muito rápido em uma tentativa de ultrapassagem e tive de frear muito forte, fazendo com que o kart rodasse. Tudo faz parte de um aprendizado e, com o tempo que abrimos dos demais, consegui voltar para a corrida e ainda terminar na sexta posição”, finalizou, decepcionado, o piloto de 14 anos.