Apesar de não estar participando de todas as etapas da Copa São Paulo Light, o piloto mineiro João Pedro Guim (Techspeed | Quake2 | Tibola Competições), Super Cadete, esteve neste sábado (16) no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, Capital, onde participou das disputas da terceira etapa da competição.
Depois do pódio na Granja Viana na última semana, Guim retornou à Cuiabá, cidade onde mora com sua família e, na noite da última quarta, voltou à São Paulo. Tendo no Kartódromo Ayrton Senna uma de suas pistas prediletas, Guim treinou muito na quinta e na sexta-feira em busca de um acerto ideal para o seu equipamento e, principalmente, para uma perfeita adaptação com a equipe do experiente preparador “Zé Bolão”.
Depois de três sessões livres e de conferido o acerto dos chassis, na tarde de sexta-feira foi realizado o sorteio do motor com que o piloto participaria da tomada de tempos e da corrida. Com um rendimento aquém de seu motor dos treinos, Guim não conseguia mais registrar bons tempos e, assim, optou por solicitar à troca do propulsor para a classificação, que aconteceria no início da tarde de sábado.
Animado em ter conseguido um motor mais rápido que o anterior, Guim partiu então para a tomada de tempos. Porém, mais uma vez a sorte parecia não estar com o piloto e, com o tempo de 56s590, ele fez apenas o sétimo tempo. O mais veloz nesta sessão foi Yanni Fontana, que registrou um tempo quase oito décimos mais veloz que o de João Pedro.
Mesmo sob a pena de perder cinco posições no grid de largada, o piloto e a equipe Quake2 trocaram novamente o motor para a corrida. A largada foi autorizada no meio da tarde e, partindo do final do pelotão, Guim sabia que teria de fazer uma grande corrida. Com muita garra e determinação o jovem mineiro foi superando um a um seus adversários. Em seguidas voltas rápidas e ultrapassagens arrojadas, na metade da corrida ele já ocupava a terceira posição, brigando com os líderes por um lugar no pódio. Na segunda metade da prova, porém, os adversários conseguiram se aproximar de Guim passando a pressioná-lo muito. Depois de suportar os ataques por cerca de dez voltas, faltando duas voltas para o final, com uma visível perda de rendimento em seu equipamento, Guim não conseguiu suportar a pressão e foi ultrapassado por alguns concorrentes. Mesmo assim ele ainda conseguiu se manter entre os primeiros e recebeu a bandeira na sexta posição. Fontana venceu.
“Como não estamos disputando todas as etapas do Light, usamos esta corrida como preparação para o Campeonato Brasileiro, que será disputado em julho nesta pista. Não demos muita sorte no sorteio dos motores e, em nenhum momento, tivemos o kart competitivo. Mas, por outro lado, foi muito bom para o João Pedro ter largado de trás, uma vez que ele fez belas ultrapassagens e defendeu sua posição de todas as maneiras até a bandeirada final. O resultado em si não expressa o tamanho do aprendizado que nosso piloto vivenciou nesta corrida”, comentou Claufer Machado, pai de Guim.