Após a boa estreia no Super Kart Brasil, o piloto tocantinense João Vieira (Kart Mini | Nova Era Móveis Escolares) permaneceu a última semana em São Paulo onde, neste sábado, no mesmo Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, disputou a rodada dupla de abertura da Copa São Paulo Light.
Desta vez com atenção exclusiva à categoria Graduado, o piloto desenvolveu o novo motor IAME MY 2013, equipamento que recebeu apenas na tarde de quinta-feira. Tanto na prova do Super Kart Brasil, na semana anterior, como durante todos os treinos da semana, o piloto utilizou o motor antigo, com que competiu durante todo o ano de 2012.
Com pouquíssimo tempo para sua adaptação ao novo equipamento, principalmente em virtude da chuva que lhe impediu de treinar na tarde de sexta-feira, o piloto seguiu para a tomada de tempos ainda sem conhecer bem o novo motor com que iria competir.
Usando de toda a sua experiência e arrojo, Vieira partiu para a tomada de tempos. Muito concentrado, o piloto conseguiu registrar uma volta muito rápida e, com o tempo de 50s721, ele ficou com a poleposition da categoria, com uma apertada margem de 37 milésimos para o segundo colocado.
Nas duas corridas, por sua vez, o tocantinense teve pequenos problemas, suficientes para impedi-lo de lutar pela primeira posição. Na primeira bateria, após uma boa largada, o piloto seguia na primeira posição até a metade da corrida quando, de repente, seu kart passou a perder um pouco de rendimento em relação aos demais. Ele perdeu três posições, conseguiu se manter ainda na pista e finalizou a prova no quarto lugar. Nos boxes, mais tarde, a equipe detectou que a quebra na mola de retorno do carburador mantinha seu kart acelerado, o que lhe obrigava a frear bem mais cedo em todas as curvas.
Na segunda bateria o piloto resolveu este problema, mas novamente teve problemas durante a prova. Neste caso, porém, ele ainda conseguiu finalizar uma posição à frente, terminando no terceiro posto. Nesta segunda corrida a perda de rendimento foi ocasionada pela quebra da palheta que recebe a mistura ar/combustível no motor. Pela soma dos dois resultados o piloto finalizou a etapa com 15 pontos e garantiu o quarto lugar.
"Tivemos uma semana de muito trabalho aqui em São Paulo. Treinei bastante, mas, infelizmente, somente recebemos o novo motor na tarde de quinta-feira, o que atrasou bastante o nosso trabalho. Mesmo assim, consegui um bom trabalho na tomada e fiz a pole. Dois problemas pequenos me impediram de lutar pela vitória, mas tenho certeza que nas próximas corridas vou com tudo para vencer", comentou o piloto de 15 anos.