A primeira rodada da Copa São Paulo Light de Kart, realizada neste sábado (16) no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), abriu oficialmente a temporada paulista de kart 2008. Mais de cento e vinte pilotos alinharam nos grids das nove categorias em busca da vitória e consagração e os pilotos da Kart Mini, maior fabricante latino americano de karts, motores e componentes para kart, fizeram bonito em três das principais categorias.
A categoria Mirim, porta de entrada da modalidade no Brasil, já que reservada para “botinhas” com idade entre seis e oito anos, fez sua primeira apresentação no certame regional paulista e a primazia da primeira pole position e primeira vitória dessa classe coube a um piloto Kart Mini.
Com uma tocada fantástica e um kart extremamente bem acertado, o mini-piloto Caíque Valli (CBS Racing) cravou no top qualify a marca de 54s822, que lhe garantiu a posição de honra do partidor. Na prova não deu qualquer possibilidade de ataque para seus adversários, liderando a corrida desde a largada, para completar com seu Kart Mini as dezesseis voltas regulamentares com larga margem para o segundo colocado.
Na Master A, categoria que reúne os mais velozes pilotos seniores do Brasil, o kartista paulista José França (Illy Café/ Sabiá) - campeão da Super Senior em 2007 com Kart Mini - partiu na segunda posição do grid, mas já na largada assumiu a liderança da corrida que não mais perdeu até a apresentação da bandeira a quadros. Embora fortemente pressionado por seus adversários, a excelência do chassis Kart Mini fez a diferença e José França abre o certame com líder de sua categoria.
Apesar de ser sua primeira prova como piloto Graduado, Fernando Resende Filho – conhecido nas pistas como “Kid” – conseguiu bater pilotos com inegável maior experiência e faturou a vitória da categoria top do certame, a Sprinter A. Também partindo da segunda posição da grelha de largada, Kid manteve o posicionamento nas duas voltas iniciais da corrida, mas assumiu a liderança da prova na terceira passagem, após o ponteiro da disputa contar com problemas no motor de seu kart. Apesar da condição de rookie, Fernando Resende Filho soube impor forte ritmo à prova para garantir com seu Kart Mini a vitória em sua prova de estréia na categoria.
Outra novidade dessa temporada também teve destaque positivo na prova inaugural da Copa São Paulo Light de Kart. Também “estreante”, o novíssimo motor MRA-1 produzido pela Mini Riomar equipou todos os bólidos da categoria Junior Menor, o propulsor refrigerado a água e “ecologicamente correto” – com menor emissão de gases e menor pressão sonora – mostrou ótimo desempenho, grande resistência e impressionou a todos pela baixíssima emissão de ruídos.