publicidade
28/01/2009 09:00

Light 2009 chega com muitas novidades. Confira!

Fonte: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Temporada 2009 começa no dia 7 de março


Desde 2003, ano de sua estréia, a Copa São Paulo Light de Kart (antigo Campeonato Paulista Light) trouxe para o kartismo do estado de São Paulo uma nova visão sobre o esporte que envolveu sempre alta competitividade aliada a baixos custos.

 

Neste espírito, após começar com apenas duas categorias, a competição chegou ao ano de 2008 com nove classes e uma média anual de mais de 100 competidores por etapa. Além disso, devido ao profissionalismo e seriedade com que a RBC Preparações de Motores promove a competição, pilotos de praticamente todas as regiões do país se deslocam para a cidade de Barueri, região metropolitana de São Paulo, onde disputam, no Kartódromo Aldeia da Serra, as provas do campeonato.

 

Em uma temporada onde a incerteza paira sobre os competidores, organizadores e até mesmo dirigentes do esporte, uma vez que no mês de março haverá uma mudança na direção da Confederação Brasileira de Automobilismo, a RBC Preparações larga na frente. Assim, a empresa promotora do Light garante que a temporada 2009 será ainda mais competitiva que a passada, além de contar com significativas mudanças. Isto sem dizer que manterá os mesmos preços de aluguel de motores já operados nos últimos três anos.

 

A primeira mudança foi no calendário. Devido a compromissos da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo, o Light 2009 terá sua prova inaugural no dia sete de março. Depois desta prova, ainda no mês de março, acontecerá no dia 28 a segunda etapa. Daí para frente as etapas serão disputadas no dia 25 de abril, 16 de maio, 06 de junho (dupla), 22 de agosto, 26 de setembro, 24 de outubro, 21 de novembro e 12 dezembro (dupla).

 

Outra mudança importante diz respeito aos pneus, que continuarão sendo todos fornecidos pela gaúcha MG Pneus. Com exceção da categoria Sprinter A, que continuará competindo com os de selo amarelo, sendo um jogo por etapa, as demais classes deverão competir com os compostos de selo vermelho, que serão utilizados para três provas. Mirim e Cadete também farão três eventos com os pneus específicos para estas categorias.

 

A principal alteração do Light 2009, entretanto, diz respeito aos motores. As categorias Júnior, Sprinter B, Master B, Master A e Super Sênior competirão com novos tipos de motorização, que seguem as tendências mundiais com relação ao tipo de refrigeração. Todas estas classes competirão com motores refrigerados à água. Júnior e Sprinter B utilizarão o Riomar MRA-1, que foi lançado na temporada 2008 e utilizado com grande sucesso nas competições nacionais e no próprio Light, na Júnior Menor. Master A, B e Super Sênior disputarão o Light com os novos motores Parilla, MY-09. Este motor, importado diretamente da IAME (Itália), já está configurado inclusive com limitador de giro, o que aumenta bastante a sua vida útil, bem como reduz o desgaste de peças e componentes. Cabe ainda ressaltar que em todas estas categorias, bem como na Júnior Menor, os motores fornecidos pela organização, no sorteio para a corrida, já estarão equipados com flange, pirâmide e palheta, reduzindo ainda mais os gastos para os competidores.

 

“O Light é um campeonato que a cada ano se renova e traz aos competidores novidades que visam sempre à redução do custo mensal. Estamos fazendo um grande investimento nesta temporada trazendo novos motores para quatro categorias. Porém, ao fazer esta opção, o que mais nos motivou foi a redução nos custos do piloto que, em seus motores de treino, passará a ter uma manutenção irrisória, o que nos antigos propulsores dois tempos girava facilmente em torno de mil reais por mês”, explicou Rafael Cançado, diretor da RBC Preparações.

 

As categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor e Sprinter A continuarão utilizando a mesma motorização que na temporada 2008, ou seja, Honda GX-160 (Mirim e Cadete), Riomar MRA-1 (Júnior Menor) e Riomar Super III (Sprinter A).

 

Motores de treino já estão à venda

Com todas estas mudanças, consequentemente, os competidores interessados poderão fazer um investimento comprando novos motores para treino. Pensando nisso a RBC, em parceria com os fabricantes dos motores utilizados no Light, conseguiu uma boa negociação e está com atrativos preços e condições de pagamento para a venda de motores.

 

Vale lembrar que os motores vendidos aos participantes do Light já são entregues com equalização semelhante à utilizada nos propulsores do campeonato e contam com a qualidade da RBC.

 

Os interessados na aquisição dos motores devem entrar em contato com a sede da RBC e fazer sua reserva através do e-mail rbc@rbcpreparacoes.com.br ou fone (31) 3441-6562.

  • 28/01/2009 09:41 Carlos Apezzatto

    Familia RBC, parabéns pela iniciativa.Voces sempre saem na frente para a redução de custo no kartismo.Também haverá a opção de aluguel dos motores equalizados, com flanges, piramides e palhetas da Sprinter A para treinos?Pergunto isso pois a primeira etapa do Copa São Paulo Light de Kart, será valida para a "Seletiva Petrobrás" e muitos pilotos participarão apenas desta etapa.Mais uma vez parabéns pela iniciativa e um otimo 2009.Abraços,Familia Apezzatto

  • 28/01/2009 10:12 Ass. De Comunicação Da Rbc Preparações - Quick Comunicação

    Amigo Apezzato,A RBC tem em seu estoque motores e carburadores dispníveis para todoas as categorias do Light para locação anterior às provas.Favor entrar em contato pelo e-mail rbc@rbcpreparacoes.com.br e fazer a sua solicitação.Grade Abraço e contamos com vocês para toda a temporada....